ASSOCIATIVISMO INDÚSTRIA ECONOMIA COM. EXTERIOR DEF. DE INTERESSES
28/04/2022 - 09:30

Nova parceria entre FIEB e Sebrae amplia serviços no interior do estado

Assinatura-Convenio-FIEB-Sebrae.jpeg

O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, e o presidente da FIEB, Ricardo Alban, assinaram novo
convênio para oferta de serviços no interior do estado. Foto: Darío G. Neto / ASN Ba

Convênio prevê atuação em 10 cidades baianas, com atendimentos nas áreas de acesso a crédito, internacionalização e sustentabilidade.

Um novo convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae, nesta quarta-feira (27.04), vai ampliar a oferta de serviços para micro e pequenas empresas do setor industrial no interior do estado. Com a parceria, que tem como objetivo impulsionar a competitividade das empresas, além do apoio no acesso a linhas de crédito e financiamento, serão oferecidas soluções nas áreas de internacionalização e de meio ambiente e responsabilidade social. O novo convênio também prevê a realização de um estudo sobre o setor gráfico.

O projeto Núcleo de Serviços FIEB – Sebrae, que tem valor total da ordem de R$ 2,1 milhões, vai ampliar a atuação do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), que, além de estar presente em Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro, também vai atender os municípios de Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Teixeira de Freitas.

Para o presidente da Fieb, Ricardo Alban, a união das instituições é fundamental. “É cada vez mais importante unir esforços dos vários braços do Sistema S para maximizar a sinergia. Essa parceria é um exemplo”, disse.

Já o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, ressaltou a importância da ampliação dos serviços. “Vínhamos desenvolvendo um trabalho em conjunto em sete municípios e agora estaremos em dez cidades. Além de apoiar nas questões de acesso a crédito, vamos agregar noções sobre licenciamento ambiental e perspectivas de internacionalização”, afirmou.

A expectativa é que 600 empresas sejam atendidas ao longo de um ano. Na área de acesso ao crédito serão realizadas ações para aproximar as micro e pequenas empresas de agentes financeiros, atendimentos para orientar sobre as linhas de crédito e serviços financeiros existentes, além de capacitações relacionadas a crédito, finanças e gestão empresarial.

Já na área de internacionalização, a parceria prevê a realização de capacitações sobre comércio exterior, ações de promoção comercial, como encontros de negócios e missões comerciais. Na área de meio ambiente e responsabilidade social estão previstas assessoria para licenciamento ambiental, além de capacitações e seminários e palestras.

Estudo

O novo convênio também contempla a realização de um estudo sobre o setor gráfico da Bahia, com o objetivo de traçar um panorama e identificar entraves e oportunidades para as empresas do segmento.