ASSOCIATIVISMO CAPACITAÇÃO
06/12/2022 - 17:30

Projeto Ponto da Moda encerra o ano com a certificação de novas turmas em desfile

POR: Assessoria Braskem

A iniciativa, realizada pela Quest/Zeppelin com patrocínio da Braskem, promove curso gratuito de design de moda com ênfase em costura industrial

WhatsApp Image 2022-12-06 at 17.08.28.jpeg

Com mais 35 estudantes certificados, o projeto Ponto da Moda promoveu, nesta terça-feira (6), um desfile no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, apresentando os looks criados pelos estudantes que concluíram o curso gratuito de design de moda, com ênfase em costura industrial, ofertado no segundo semestre. Os alunos apresentaram seus modelos autorais, utilizando o tecido malha, com o tema "Quatro estações”. O projeto já certificou 66 jovens para o mercado de trabalho este ano.  Dos 31 formados nas primeiras turmas, 21 já estão empregados na área.

A iniciativa, promovida pela Quest/Zeppelin, com patrocínio da Braskem, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Condomínio Bahia Têxtil, teve o objetivo de oferecer formação no universo da moda e do vestuário para jovens a partir de 16 anos. No total, foram oferecidas 250 horas de aula, sendo 144 horas pelo Ponto da Moda e 106 horas pelo Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia (Sindvest). Durante o curso, os estudantes tiveram acesso a um laboratório equipado com as principais ferramentas do setor.

A busca pela especialização foi o que moveu Vitor Felix dos Santos, 24, a participar do projeto. "Faço o curso de Recursos Humanos na faculdade e sempre tive facilidade de lidar com pessoas, então iniciei a venda de roupas pela internet, em minhas redes sociais, e pretendo ter uma loja física. Este curso foi muito importante, porque me deu a possibilidade de produzir e desenvolver minha própria marca, que é um sonho de criança".

Já Kailane Santos Silva, 16, viu na formação uma oportunidade de ingressar no mercado do trabalho. "Sem dúvida é uma chance para uma pessoa da minha idade chegar com uma boa capacitação no mercado. Este é um início para minha carreira profissional. Desejo trabalhar em uma empresa, mas quem sabe também abrir um empreendimento".

O produtor executivo da Quest/Zeppelin, Wagner Pavarin, destacou a ampla procura de interessados pelo projeto e o avanço do aprendizado durante o curso. "Foi muito boa a receptividade dos interessados no Ponto da Moda, com ampla participação da comunidade local e de alguns bairros circunvizinhos. O projeto apresentou ao estudante o universo da moda, sua história, criação de uma coleção, descoberta dos tecidos e suas tramas e demais vertentes do segmento, além de ensinar a operar uma máquina, seja ela de costura reta, overloque ou galoneira. Foi visível o desenvolvimento e aprendizado deles, que apresentaram no desfile um look feito, em sua totalidade, por eles".

Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o projeto fecha 2022 alcançando seu objetivo de proporcionar qualificação a jovens que moram na região do Uruguai. "Esta capacitação amplia as oportunidades de inclusão no mercado de trabalho para esses jovens, que agora contam com um ofício, podendo ingressar em empresas ou montar seu próprio negócio. Além disso, a iniciativa atua como uma ferramenta de transformação social, gerando um impacto positivo na vida deles".

Segundo o presidente do Sindvest e do Conselho do Condomínio Bahia Têxtil, Hari Hartmann, os resultados alcançados pelo projeto ultrapassaram as expectativas. "É um modelo que atende às necessidades urgentes do nosso mercado com relação à mão de obra e, ao mesmo tempo, impacta diretamente na região onde atuamos, porque são jovens da comunidade que participam da formação e são encaminhados para o mercado de trabalho, com altíssimas chances de contratação efetiva. São mais de 60 pessoas que não conheciam nada de costura e passam a ter uma profissão”.