ASSOCIATIVISMO INDÚSTRIA CAPACITAÇÃO DEF. DE INTERESSES
03/01/2023 - 16:31

Programa voltado para sindicatos da indústria colhe resultados

Programa trabalha com quatro eixos estratégicos voltados para o fortalecimento da atividade sindical empresarial

Trilha-Associativa-FIEB-Fotos-FIEB_Divulgacao-3-edited-1536x864.jpeg

Foto: FIEB Divulgação

Elaborado com base em quatro focos estratégicos – Mentoria, Associativismo Empresarial, Ciclo de Formação de Jovens Lideranças e Defesa de Interesses – o Programa Trilha Associativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), iniciado em agosto deste ano, comemora os primeiros resultados ao completar cinco meses de implementação.

Voltado para empresários da indústria, com o objetivo de fortalecer a representação sindical, o empreendedorismo industrial e a atuação dos sindicatos da indústria baiana, o projeto é realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa tem tido boa receptividade.

Para o presidente do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), Júlio César Martins da Silva, a Trilha Associativa veio “para nos estimular a desenvolver várias ações que vão ao encontro das necessidades de nossas associadas”. Segundo ele, ações que eram esporádicas e sem um roteiro, passaram a ser sistematizadas, trazendo mais resultados. “Para nós, é a trilha do sucesso”, arrematou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), Paulo Cintra, também aprovou a iniciativa da FIEB. “O programa Trilha Associativa tem sido um divisor de águas entre o antes e o depois da pandemia.  A gente estava meio paralisado e este projeto serviu para nos trazer de volta aos projetos que estavam parados. Tenho certeza de que vai nos trazer muitos resultados”, destacou.

Manuela Martinez, gerente de Relações Sindicais da FIEB, explica que a proposta foi apoiar e prestar consultoria para que os sindicatos possam planejar as ações focadas no associativismo. Eles também contam com um serviço de acompanhamento para que o plano de ação seja executado. O Programa de Mentoria envolve 15 sindicatos associados à FIEB.

Dentro da Trilha Associativa os executivos dos sindicatos são preparados para atuar como agentes consultivos das empresas. O que se busca é fazer com que eles estejam preparados para identificar as dores das empresas e propor soluções, sendo mais assertivos no relacionamento com seus associados.

Os sindicatos também contam com capacitações, tanto em Salvador como no interior do Estado, em que são abordados temas importantes para que o sindicato possa atuar como agente promotor da defesa dos interesses setoriais. Tudo isso com o apoio de um enxoval de peças de comunicação visual.

Já no eixo do Associativismo Empresarial, a equipe responsável visitou 103 empresas. A iniciativa envolveu 12 sindicatos e fecha o ano com a perspectiva de 47 indústrias interessadas em se associar aos sindicatos de diversos segmentos. O trabalho se concentra em definir o papel dos sindicatos e a importância de se buscar a atuação setorial.

JOVENS LIDERANÇAS

O Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria também avançou. Realizado em parceria com o Conselho FIEB Jovem, o ciclo de formação fechou o ano com 64 inscritos, contemplando 17 sindicatos. Com 50% da capacitação concluída, o ciclo de formação abordou até o momento Liderança e Autoconhecimento, Associativismo e Relações Institucionais, Comunicação e Relacionamento e Gestão e Produtividade, dentre outros.

Voltado para empresários da indústria, empreendedores em linha sucessória ou representante de empresa em cargo de gestão com até 42 anos de idade, a capacitação tem duração de oito meses. Com esta iniciativa, o objetivo da FIEB é estimular a renovação das lideranças dentro das empresas e sindical. Além disso, como pontua Manuela Martinez, a ideia também é aproximar as jovens lideranças da indústria dos sindicatos e da FIEB.

Diana Castro, presidente do Conselho FIEB Jovem aposta na iniciativa para estimular a formação de novas lideranças na indústria. “A primeira turma do Ciclo de Formação é uma semente que plantamos para auxiliar as indústrias no desenvolvimento de seus jovens líderes. Nosso objetivo é transformar a Bahia em um Estado que proporcione perspectivas que permitam reter estes jovens talentos em nossas indústrias”, explica.

FIEB ATENDE

A atuação em Defesa de Interesses, realizada por meio do canal do atendimento FIEB Atende, em parceria com a Gerência de Relações Governamentais da FIEB, tem por finalidade apoiar na articulação com órgãos fiscalizadores e empresas concessionárias para atender as necessidades das indústrias baianas. O projeto começou com a Coelba, mas já incluiu o Ibametro, e outras parcerias já estão sendo articuladas.

O objetivo é graças a estas parcerias acelerar o atendimento das indústrias no esclarecimento de dúvidas e orientações aos sindicatos.

“Queremos com tudo isso fomentar o espírito associativista nas empresas e fortalecer os sindicatos para serem agentes de mudança neste movimento que busca fortalecer o ambiente de negócios. O sindicato é o grande condutor e precisa estar fortalecido para que a gente possa crescer ainda mais”, finaliza Manuela Martinez.