ASSOCIATIVISMO CAPACITAÇÃO
10/03/2023 - 11:15

Jovens Lideranças na Indústria debatem ESG em Ciclo de Formação

POR: FIEB

Jovens-Liderancas-ESG-2-1024x540.jpg

Ciclo de formação envolve jovens empresários do setor industrial baiano. Foto: Divulgação.

Jovens empresários do setor industrial participaram, em 1º de março, do módulo de ESG do Ciclo de Formação de Jovens Lideranças da Indústria. A formação é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da sua Gerência de Relações Sindicais, em parceria com o SEBRAE, dentro do Projeto Trilha Associativa. A iniciativa contou com a participação da Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no tema de ESG – Environmental, Social e Governance.

Na ocasião, foram apresentadas questões relacionadas à importância do tema para o segmento empresarial. A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, apresentou a contextualização, conceituação e diretrizes de ESG, destacando a importância de conciliar a produção da indústria com a preocupação com a sustentabilidade, mostrando que o investimento feito nessa área retorna positivamente para a empresa.

Já a técnica em Responsabilidade Social da FIEB, Marcia Mariz e a gerente de Controladoria da FIEB, Sara Santos Santana, falaram sobre as bases conceituais e práticas de Responsabilidade Social e Compliance, respectivamente, destacando a ISO 31000 (Gestão de Riscos). Arilma Tavares, especialista ambiental do SENAI Cimatec, apresentou os critérios ambientais considerados prioridades no ESG, assim como os serviços que a entidade pode prestar às empresas nessa área. Complementando a programação, foram trazidos depoimentos sobre o processo de certificação em ESG da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, por meio do presidente da ABNT, Mário Willian, e da Jacobina Mineração e Comércio – Yamana Gold, por meio de seu vice-presidente, Sandro Magalhães.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ISO 14000 e a Global Reporting Initiative (GRI) também foram assuntos abordados durante o último módulo da formação como as principais referências utilizadas pelas empresas que já tem o ESG integrado à sua estratégia. De acordo, com Arlinda Negreiros, a iniciativa da Gerência de Relações Sindicais em promover o módulo de ESG no âmbito do Programa Trilha Associativa de Capacitação de Jovens Lideranças contribuiu para reforçar ainda mais o papel da FIEB como agente indutor da sustentabilidade para fomentar os negócios das indústrias baianas.