INFORMATIVO

 
 

6 de outubro de 2017

 

Câmara aprova o Refis

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, dia 03.10, a MP 783/2017, que institui o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT).
 
Após intensa negociação foi aprovada a Emenda Aglutinava 3, de autoria do deputado Jorginho Mello (PR/SC), que permite a adesão ao Programa pelas Micro e Pequenas Empresas optantes do Simples Nacional e a garante a elas parcela mínima de R$ 400,00.
 
Também foi aprovado destaque que retira do âmbito do PERT os débitos parcelados juntos à Procuradoria-Geral da União e a redução de 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios.
 
O texto traz significativas mudanças em relação ao texto original da MP. Entre as principais podemos citar: 
- Maior redução de multas: o percentual máximo de redução de multas previsto no PERT era de 50% e a Emenda aprovada eleva este valor para 70%; 
- Inclusão de modalidade de pagamento em que 24% da dívida consolidada deve ser dado de entrada, a ser paga em 24 vezes; 
- Ampliação do prazo de adesão para 31/10, tendo em vista que o prazo previsto inicialmente na MP 783 se encerrou em 29/09; 
- Possibilidade de utilização de créditos na PGFN para débitos abaixo de 15 milhões, da mesma forma permitida no âmbito da SRFB; 
- Redução do percentual de entrada de 7,5% para 5% para débitos abaixo de R$ 15 milhões; 
- Não tributação da cessão de créditos entre controladas e controladoras; 
- Não tributação das reduções de juros, multas e encargos; 
- Creditamento da variação patrimonial positiva à reserva de capital; 
- Dispensa do pagamento de honorários. De acordo com o texto original da MP, estes são devidos em caso de desistência de impugnações e recursos ou ações judiciais; 
- Possibilidade de parcelamento de tributos retidos na fonte; 
- Possibilidade de parcelar débitos com multa qualificada; 
- Definição de que no caso de empate em julgamentos no CARF será provido o recurso do contribuinte ou terá negado provimento o recurso da Fazenda Nacional.
 
A Medida segue ao Senado Federal e tem seu prazo final em 11/10.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Empresas do segmento têxtil compartilham boas práticas
As empresas do segmento têxtil Kordsa Brasil S.A e BMD Têxteis compartilharam boas práticas em recursos humanos e inovação no evento Diálogo Empresarial, promovido pelo Sindifite-BA.
 
 
 
 
 
Ricardo Alban é eleito na presidência da FIEB
Ricardo Alban afirmou que o estímulo à inovação, o apoio à interiorização industrial e o apoio às pequenas e médias indústrias permanecerão como prioridades estratégicas do Sistema FIEB em seu segundo mandato. Ele também preside o Sindtrigo-BA.
 
 
 
 
 
Empresários conhecem serviços oferecidos pelo Sistema FIEB
Empresários e representantes de empresas associadas ao Sindratar conheceram os serviços oferecidos pelo Sistema FIEB durante o Café Articulado, realizado nesta quinta-feira, na FIEB.
 
 
 
 
 
NR 13 é alterada
Ministério do Trabalho publica Portaria nº 1.084/2017, que altera a Norma Regulamentadora nº 13 - Caldeiras, Vasos Pressão e Tubulações. Acesse aqui íntegra da publicação.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.