INFORMATIVO

 
 

30 de novembro de 2017

 

Senado aprova Agência de Mineração

O Plenário do Senado aprovou, dia 28.11, na forma do PLV 37/2017 a medida provisória 791/2017, que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM).
 
A medida estabelece uma série de competências e funções para a nova Agência Reguladora, que substituirá o DNPM.
 
Na Câmara dos Deputados, foi retirada do texto a criação da Taxa de Gestão de Recursos Minerais (TGRM). A instituição dessa taxa era de duvidosa constitucionalidade. Na realidade, parecia ter natureza de imposto, pois não mensurava as atividades específicas realizadas pela Agência e seria cobrada em pagamentos periódicos.
 
Com o texto aprovado o orçamento da agência contará com os recursos da CFEM; de operações de crédito nacionais ou internacionais; da taxa devida pelo titular de autorização de pesquisa prevista no Código de Mineração; dos recursos de convênios; dos bens e equipamentos originários de apreensão em lavra ilegal; e das dotações do Orçamento Geral da União.
 
A matéria vai à sanção.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Segmento de papel e celulose debate sustentabilidade
A sustentabilidade e a importância da atuação das empresas com atenção para os aspectos ambientais e sociais foram discutidos no II Fórum de RH e Sustentabilidade, promovido pelo Sindpacel.
 
 
 
 
 
Modernização Trabalhista – Panorama anterior e posterior à aprovação
Elaborado pela CNI, documento que apresenta as alterações promovidas pela Lei n. 13.467, que entrou em vigor em 11/11, agora inclui também as alterações promovidas pela Medida Provisória 808.
 
 
 
 
 
Indústria defende terceirização irrestrita
CNI ingressou com pedido de manifesto nas ADIs da terceirização para, em síntese, defender a possibilidade da terceirização para qualquer atividade da empresa. Acesse o teor da petição.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.