INFORMATIVO

 
 

21 de dezembro de 2017

 

Regime Especial de Petróleo vai à sanção

A Câmara dos Deputados encerrou, dia 13.12, o processo de votação MPV 795/2017, na forma do Projeto de Lei de Conversão 36 de 2017, rejeitando a emenda do Senado que retomava o texto original da medida e concedia os incentivos até 31 de julho de 2022, dessa forma, os incentivos valerão até 31 de julho de 2040.
 
A medida institui o regime especial de importação de bens cuja permanência no País seja definitiva (em complementação ao Repetro - regime de admissão temporária) destinados às atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás.
 
O texto tem por objetivo aprimorar a legislação tributária aplicada às empresas do setor de petróleo estabelecendo regras claras de tributação, dando segurança jurídica às empresas e à Administração Tributária e incentivando os investimentos na indústria petrolífera no Brasil.
 
Determina que a partir de 2018 as empresas poderão deduzir, na determinação do lucro real e da base de cálculo da CSLL, os valores aplicados nas atividades de exploração e produção de petróleo e gás. Ainda, de acordo com o texto, também passa a ser dedutível do IRPJ e da CSLL o gasto com a compra de máquinas e equipamentos.
 
A MP suspende o pagamento de II, IPI e da contribuição para o PIS/Cofins nos bens importados que ficarem definitivamente no país, relacionados a esta indústria. Fica também suspenso o pagamento de tributos federais na importação ou na aquisição no mercado interno de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem para serem utilizados integralmente no processo produtivo de produto final.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindisucos debate fortalecimento do sistema produtivo da Fruticultura na Bahia
Encontro aproximou pequenos produtores, representantes do Estado e gestores de agentes de financiamento.
 
 
 
 
 
Indústria baiana voltará a crescer em 2018
O Sistema FIEB pretende estimular a retomada da produção industrial com investimentos estruturantes, como o Cimatec Industrial.
 
 
 
 
 
Securitização da Dívida
Senado aprova projeto que permite a cessão de créditos tributários parcelados à instituições privadas.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.