INFORMATIVO

 
 

11 de janeiro de 2018

 

Veto integral ao Refis das MPEs

O Diário Oficial da União publicou, no dia 08 de janeiro, o veto integral ao Projeto de Lei do Senado nº 164/2017 - Complementar (PLP 175/2015 - Câmara dos Deputados), que institui o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN).
 
O texto encaminhado à sanção estendia aos optantes do Simples as condições oferecidas aos demais contribuintes no Programa Especial de Regularização Tributária (PERT – Lei 13.496/2017).
 
Em mensagem enviada ao Senado Federal, a presidência da República, em sua justificativa, salienta que "as microempresas e empresas de pequeno porte já possuem regime tributário diferenciado e favorecido, nos termos dos artigos 146, III, “d”, e 179, da Constituição, consubstanciando no regime especial e simplificado previsto na Lei Complementar no 123, de 2006, o qual foi desenhado para trazer equilíbrio às grandes e pequenas empresas".
 
Informa que a manifestação do Ministério da Fazenda foi no mesmo sentido ressaltando ainda que como o ICMS integra o Simples Nacional, "a instituição de benefícios e incentivos pelo programa especial deveria submeter-se à prévia aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, sob pena de se violar o disposto no artigo 155, § 2o, inciso XII, alínea “g”, da Constituição.
 
Por fim, o projeto não atende ao comando do artigo 14 da Lei Complementar no 101, de 2000 (LRF), além de violar o disposto no artigo 113 do ADCT".
 
O Ministério do Planejamento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Advocacia-Geral da União também se manifestaram pelo Veto integral do projeto de lei.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Gargalos do setor mineral são discutidos na Seplan
Representantes de sindicatos da Indústria se reuniram com o vice-governador e secretário do Planejamento do estado da Bahia, João Leão, para discutir os gargalos para o desenvolvimento do setor industrial.
 
 
 
 
 
Prefeitura altera legislação do IPTU e TRSD
Lei altera, dentre outros pontos, os índices utilizados para análise de desvalorização dos imóveis e parcelamento dos débitos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.