INFORMATIVO

 
 

26 de janeiro de 2018

 

Governo sanciona leis do marco da mineração

Em dezembro, as Medidas Provisórias 789 e 791 foram convertidas nas Leis nº 13.540/17 e nº 13.575/17, que alteram a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais e que cria a Agência Nacional de Mineração. A MP nº 790/17, que propôs alterar disposições do Código de Mineração, não foi votada a tempo pelo Congresso Nacional e perdeu a eficácia desde sua edição. As três MPs fazem parte do novo Marco Regulatório de Mineração estabelecido pelo Governo Federal para regulamentar os investimentos voltados à exploração dos recursos minerais no país.

Através da Confederação Nacional da Indústria, a FIEB e os sindicatos de mineração do estado da Bahia atuaram para que as alíquotas propostas fossem reduzidas e para não instituição da Taxa de Fiscalização de Atividades Minerais (TFAM), suprimida na conversão da MP n° 791/17.

Contudo, a redução das alíquotas de ouro, diamante, quando extraídos sob o regime de permissão de lavra garimpeira; demais pedras preciosas e pedras coradas lapidáveis; calcário para uso como corretivo de solo; potássio, sal-gema, rochas fosfáticas e demais substâncias minerais utilizadas como fertilizantes que tinham sido aprovados no texto da Lei em 0,2% (dois décimos por cento), foram vetadas pela Presidência.  

 
 
Mais notícias
 
 
 
Contribuição Sindical vai até 31 de janeiro
Recursos contribuem para a atuação das entidades na defesa de interesses da indústria.
 
 
 
 
 
Sindicatos se mobilizam contra veto de Temer ao Refis da MPE
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio de seus sindicatos filiados, se mobiliza para conseguir no Congresso a derrubada do veto presidencial.
 
 
 
 
 
CNI publica principais teses do TST
Conheça as principais teses publicadas pelo Tribunal Superior do Trabalho em 2016 e 2017 de impacto para a indústria.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.