INFORMATIVO

 
 

1 de março de 2018

 

Senado aprova validade de certidão negativa

O Senado Federal aprovou por unanimidade dos senadores presentes (65) o PLS 477/2017, da Comissão de Assuntos Econômicos, que fixa em 06 meses o prazo de validade da certidão negativa de débitos tributários, a partir da data de sua emissão. A certidão terá efeito declaratório de regularidade fiscal para todos os fins, inclusive na hipótese de concessão de benefícios fiscais. 
 
A verificação de regularidade do contribuinte será feita levando-se em consideração os fatos existentes na data do pedido de emissão da certidão negativa. 
 
O projeto merece apoio pois, além da uniformização do prazo para 06 meses, prevê a utilização de critério para os débitos a serem considerados na data do requerimento da CND. 
 
Tal condição é de suma importância, tendo em vista que os sistemas informatizados dos órgãos emissores são atualizados em periodicidades diferentes, razão pela qual não é raro que após a solicitação da certidão surjam novas pendências, que por vezes até inviabilizam a emissão da CND ou mesmo da Certidão Positiva com Efeitos de Negativa. 
 
A aprovação do projeto proporcionará maior agilidade e segurança jurídica na obtenção da certidão, sendo assim, benéfica ao setor industrial, cujas atividades dependem em boa medida da comprovação de regularidade fiscal. 
 
A matéria segue para apreciação da Câmara dos Deputados.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Cacau do Sul da Bahia ganha Selo de Indicação Geográfica
Com a conquista da IG, a área passa a contar com o Selo de Origem, o que permite aos produtores valorizarem o trabalho desenvolvido, bem como a produção de cacau e chocolate.
 
 
 
 
 
Programa de Desenvolvimento Associativo define ações para 2018
Iniciativas com foco em modelo sindical mais próximo ao associado e melhor divulgação de serviços serão intensificadas.
 
 
 
 
 
Agenda Legislativa da CNI
FIEB participa na elaboração da publicação anual que identifica os principais projetos de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado.
 
 
 
 
 
Reforma Trabalhista foi debatida com representantes da indústria da construção
Cadeia Produtiva da Construção da Bahia promoveu um seminário na FIEB para discussão em torno da aplicação da Reforma Trabalhista, aprovada em 2017.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.