INFORMATIVO

 
 

22 de março de 2018

 

Convalidação dos Incentivos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia o Decreto nº 18.270/2018, que divulgou a lista dos atos normativos instituidores de benefícios fiscais de ICMS vigentes e publicados até 08/08/2017, concedidos sem aprovação unânime do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, visando à sua convalidação. 
 
A norma é uma das exigências da Convalidação e poderá ser republicada até o dia 29/03/18 (prazo estipulado pelo Convênio CONFAZ 190), com a inclusão de atos normativos que não tenham sido contemplados nessa publicação inicial. 
 
É recomendável a conferência criteriosa da referida relação para verificar se o ato instituidor do benefício fiscal da empresa foi ali contemplado.
 
Importante, também, a conferência pelas empresas daqueles Decretos específicos ou que alteraram artigos do Regulamento do ICMS (Decreto nº 13.780/2012), concedendo qualquer tipo de benefício – tais como crédito presumido, diferimento do lançamento e pagamento, redução de alíquota, redução de base de cálculo – que não tenha base em Convênio CONFAZ aprovado por unanimidade e não apenas dos benefícios mais conhecidos, como DESENVOLVE E PROBAHIA.
 
No caso de a empresa identificar que algum ato normativo instituidor de benefício do qual é beneficiária não foi contemplado no Decreto nº 18.270/2018, a orientação é de protocolar na Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ/BA), até o dia 23/03/18, petição contendo o número do ato normativo e seu dispositivo específico, ementa/assunto, data da publicação e seu termo inicial.
 
Em paralelo à providência recomendada, a FIEB se disponibiliza a auxiliar o sindicato filiado no protocolo de petição, perante a SEFAZ/BA, contendo relação dos atos normativos que não foram contemplados no citado Decreto. Para possibilitar essa medida, as empresas deverão enviar aos seus respectivos Sindicatos, impreterivelmente, até o dia 22/03/18, o número do ato normativo e seu dispositivo específico, ementa/assunto, data da publicação e seu termo inicial.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Moveba busca novidades em feira do setor
Diretores e representantes de empresas associadas integraram a missão técnica do Sindicato da Indústria do Mobiliário à Movelsul Brasil 2018, maior feira de móveis da América Latina.
 
 
 
 
 
SESI promove campanha de vacinação contra a gripe
Imunização previne trabalhadores e empresas dos efeitos da gripe. Empresas associadas a sindicatos têm valores subsidiados.
 
 
 
 
 
Programa de Regularização Tributária Rural
Instrução Normativa 1.797 altera regulamentação do Programa de Regularização Tributária Rural (PRR). Acesse aqui a íntegra da publicação, com as alterações trazidas pela nova norma.
 
 
 
 
 
Rotulagem de alimentos
Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou Projeto de Lei que normatiza a rotulagem de alimentos produzidos a partir de organismos geneticamente modificados.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.