INFORMATIVO

 
 

28 de março de 2018

 

Marco de Inovação

O novo Marco de Inovação (Lei Federal nº 13.243/16) introduz significativas melhorias à legislação de C&T, em especial no que se refere às relações público-privada voltada para atividades de PD&I, instrumentos de fomento, compras públicas, incentivos fiscais e prestação de contas. Para tanto, foi publicado o Decreto nº 9.283/18, que regulamentou o Código de CT&I, incentivando parcerias no desenvolvimento de inovações, garantindo uma maior segurança jurídica.
 
O bom funcionamento do Sistema de CT&I depende essencialmente de relações virtuosas entre os setores público e privado voltados para PD&I, em que a legislação favoreça o fluxo contínuo de ideias, serviços e recursos entre ambos, por meio de regulamentação clara e objetiva.
 
A CNI e o IEL Nacional, por meio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), contribuíram com propostas para a regulamentação da lei. 
 
No âmbito estadual, a FIEB em parceria com a Fecomércio e FAEB, elaborou uma minuta de lei de inovação que foi entregue à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, como forma de apontar as atualizações necessárias de acordo com a visão produtiva. Atualmente, essa minuta se encontra na Casa Civil aguardando análise do Governador que a apresentará à Assembleia como Projeto de Lei do Executivo. 
 
A lei de Inovação precisa ser atualizada, incorporando aspectos do novo marco legal Federal. O Decreto Federal nº 9.283/18 abre inúmeras possibilidades que precisam ser implementadas para fazer avançar a C&T, visando à capacitação tecnológica, o alcance da autonomia tecnológica e o desenvolvimento do sistema produtivo do estado da Bahia.
 
Hoje (28.03), a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti) em parceria com a Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu uma agenda de discussão sobre a revisão do Marco Legal e da Política Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) para discutir a revisão do Marco Legal e da respectiva Política Estadual - Seminário Estratégia Bahia de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social.
 
A FIEB foi convidada para participar do evento através do seu vice-presidente  Alexi Portela, na mesa de abertura, e do superintendente do IEL/BA Evandro Mazo, palestrante do Painel II – “Possibilidades de CT&I para a Bahia”.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Negociação Coletiva - Análise da jurisprudência
Publicação da CNI traz panorama da jurisprudência do TST após o Recurso Extraordinário nº 590.415/SC do Supremo até a entrada em vigor da Lei nº 13.467/17, que modernizou a legislação trabalhista.
 
 
 
 
 
FIEB publica revista sobre Sindicatos
Terceira edição especial da Revista Bahia Indústria aponta caminhos para os principais desafios enfrentados pelos Sindicatos, ações desenvolvidas pelas entidades e atuação da FIEB para o desenvolvimento associativo e defesa de interesses.
 
 
 
 
 
Convalidação do ICMS
Publicado Decreto com lista complementar dos Atos Normativos instituidores de benefícios fiscais de ICMS.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.