INFORMATIVO

 
 

4 de maio de 2018

 

MPV da Reforma Trabalhista perde eficácia

O Poder Executivo editou em novembro de 2017 a Medida Provisória (MPV) nº 808/2017, que promovia alterações nos temas abordados na Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017).
 
Apesar de instalada a Comissão Mista para apreciação da Medida Provisória, o Congresso Nacional não deliberou sobre o tema, não definindo nem mesmo a relatoria. No dia 23.04, a Medida Provisória perdeu a eficácia, após ter sido prorrogada. Dessa forma, permanece vigente a redação dada pela Lei 13.467/2017.
 
A MPV 808/2017 recebeu quase mil emendas que alteravam profundamente os avanços trazidos pela Reforma Trabalhista, que contribui para o ambiente de negócios, crescimento econômico, competitividade e produtividade, e, portanto, para os interesses das empresas e da sociedade como um todo.
 
A reabertura da discussão da Reforma Trabalhista poderia retornar com o ambiente de insegurança jurídica e retroceder às normas que não mais atendem às novas formas de trabalho e à demanda da sociedade. Os avanços da Reforma Trabalhista são evidenciados pela redução do número de ações trabalhistas ajuizadas desde a vigência da Lei 13.467/2017.
 
As principais alterações tratadas na MPV 808/2017 e que não estão mais vigentes, são sobre os seguintes temas:
 
- Aplicação da Reforma Trabalhista somente aos contratos vigentes;
- Jornada 12x36;
- Dano extrapatrimonial;
- Trabalho insalubre da gestante;
- Detalhamento do contrato de trabalho intermitente;
- Importâncias computadas como salário;
- Prêmios;
- Representante dos empregados no local de trabalho;
- Prevalência da negociação coletiva;
- Negociação do adicional de insalubridade;
- Questionamento de cláusulas negociais;
- Recolhimento das contribuições previdenciárias para todos os trabalhadores independentemente da modalidade contratual.
 
O Governo sinalizou que editará um Decreto para tratar dos temas que podem gerar judicialização pós Reforma Trabalhista e sem a aprovação da MPV 808/2017.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Encontro debate desafios da indústria na região sul do estado
Os desafios e perspectivas da indústria da região sul da Bahia foram discutidos, dia 26.04, durante encontro entre líderes empresariais da região com o presidente da FIEB, Ricardo Alban, dirigentes e executivos do Sistema FIEB.
 
 
 
 
 
Desconsideração da personalidade jurídica
Senado aprova novas regras que disciplinam o procedimento de declaração judicial de desconsideração da personalidade jurídica.
 
 
 
 
 
SESI oferece 3.300 vagas gratuitas de ensino médio e fundamental a distância em 11 municípios
As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio. As vagas são destinadas a pessoas com 18 anos completos residentes nos municípios de Salvador, Barreiras, Brumado, Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Eunápolis, Ilhéus e Juazeiro.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.