INFORMATIVO

 
 

10 de maio de 2018

 

Compensação ambiental

O Plenário do Senado Federal aprovou o PLV nº 05 de 2018, oriundo da MPV 809 de 2018, que permite a execução, por meio de agente financeiro público, dos valores pagos a título de compensação ambiental. 
 
A compensação ambiental foi criada pela Lei 9.985 de 2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, e estabeleceu a obrigatoriedade de pagamento de compensação ambiental, por parte do empreendedor, nos casos de licenciamentos ambientais de empreendimentos de significativo impacto ambiental. 
 
A execução desses valores, calculados a partir de um percentual do custo total de implantação do empreendimento, sempre enfrentou barreiras de ordens jurídica e administrativa, acarretando em atrasos nos processos de licenciamento. 
 
A aprovação da MP, que contou com o apoio da CNI, permitirá que o empreendedor deposite esse valor em uma instituição financeira pública selecionada pelo órgão gestor das unidades de conservação, que irá operacionalizar a gestão e a aplicação dos recursos da compensação, desonerando o agente privado de qualquer obrigação adicional. 
 
A matéria segue para a sanção presidencial.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
INSS com foco na indústria foi tema de workshop na FIEB
A programação contou com palestras que detalharam temas como Aposentadoria Especial e Acidente de Trabalho, explicando os critérios de classificação e condições de concessão de benefícios.
 
 
 
 
 
SIPACEB participa de intercâmbio de lideranças da panificação
Encontro realizado na CNI, reuniu presidentes de sindicatos de todo o país para troca de experiências. A programação contou com uma visita técnica ao Congresso Nacional, onde os dirigentes foram recebidos por parlamentares.
 
 
 
 
 
Opção pelo Simples para empresas do Pert-SN
Projeto de lei permite aos contribuintes que, em 1º de janeiro de 2018,  foram excluídos do Simples por estarem em dívida com a União, fazer nova opção pelo Simples com efeitos retroativos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.