INFORMATIVO

 
 

30 de maio de 2018

 

Fundos Constitucionais

O Plenário do Senado aprovou, nesta segunda-feira (28), a Medida Provisória 812, na forma do texto apreciado pela Câmara dos Deputados. A Medida define nova metodologia de cálculo para os encargos financeiros incidentes sobre os financiamentos de operações de crédito não rural com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).
 
A nova taxa será composta por componentes pré-fixados (BA: Bônus de Adimplência, CDR: Coeficiente de Desequilíbrio Regional; FP: Fator de Programa e FL: Fator Localização) e pelo Fator de Atualização Monetária – componente inflacionário. 
 
De acordo com a senadora Lúcia Vânia (PSB/GO), relatora-revisora na Comissão Mista e relatora no Plenário do Senado, a nova metodologia diminuirá a discricionariedade das mesmas, na mesma linha do que o governo fez com a substituição da TJLP pela TLP no âmbito do BNDES. Além disso, o texto aprovado pelo Congresso leva em conta as características intrarregionais do País e garante que as taxas serão sempre mais baixas dos que as cobradas pelo BNDES, em consonância com as diretrizes do desenvolvimento regional. Ademais, outro ponto positivo foi a determinação, em linha com previsão constitucional, de taxas diferenciadas para os micro e pequenos empreendimentos.
 
Entretanto, é necessário observar preocupação do setor produtivo em relação ao componente inflacionário. Financiamentos de longo prazo são extremamente sensíveis a questões de previsibilidade. A realidade é que o Brasil é, ainda, uma economia instável, passível de oscilações significativas de inflação e juros. Nesse sentido, atrelar a nova Taxa dos Fundos Constitucionais a taxas de mercado, sem garantir mecanismos que reduzam as taxas em momentos adversos poderá afetar negativamente as decisões de investimento produtivo e, consequentemente, comprometer a mitigação dos desequilíbrios regionais no País.
 
A matéria segue para sanção. 

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Líderes podem facilitar negociações coletivas
Palestra promovida pelo Sindipeças, orientou empresas sobre alterações da nova legislação trabalhista a fim de evitar conflitos decorrentes de entendimentos equivocados e que podem atrapalhar as negociações entre empresa e trabalhador.
 
 
 
 
 
2ª edição da Mostra Bahia Cosmética apresenta produtos com tendências globais em beleza
Promovido pelo Sindcosmetic-BA, mostra trouxe novidades dos cosméticos produzidos por empresas baianas e contou com expositores antenados com as tendências mundiais no setor.
 
 
 
 
 
Lançada Agenda Legislativa da Indústria
O documento contém o posicionamento da indústria baiana acerca dos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de interesse do setor. 
 
 
 
 
 
O Brasil precisa de reformas estruturais
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia e os 43 sindicatos empresariais filiados manifestam sua crescente apreensão com o atual momento do País.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.