INFORMATIVO

 
 

30 de agosto de 2018

 

Contribuição sobre Receita Bruta

Foi proferida sentença no Mandado de Segurança nº 1003615-14.2017.4.01.3300 que a FIEB, o Sindicato da Indústria de Calçados, seus Componentes e Artefatos no Estado da Bahia (Sindcalçados), o Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria do Estado da Bahia, o Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira de Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel), o Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia (Moveba), o Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado da Bahia (Simmeb) e o Sindicato da Indústria do Vestuário de Feira de Santana e Região (Sindvest Feira), impetraram contra a Receita Federal em virtude da alteração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) no curso do exercício de 2017. 
 
De acordo com a sentença, o juiz decidiu que as empresas associadas destes sindicatos, que tenham sido ilegalmente excluídas do regime da CPRB pela Medida Provisória nº 774/2017, tem o direito de apurar, recolher e declarar a sua contribuição previdenciária através do regime da CPRB, na competência de julho de 2017, na forma da opção no exercício. Elas teêm também o direito de declarar o direito à compensação dos valores recolhidos indevidamente, com exação da mesma espécie administrada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, na forma do artigo 26, parágrafo único da Lei nº 11.457/2007, após o trânsito em julgado, observada a prescrição quinquenal, inaplicável a norma contida no § 3º do artigo 89 da Lei nº 8.212/91, sem prejuízo de a autoridade tributária proceder à fiscalização e controle da compensação realizada.
 
Esta decisão do juiz só será válida para as indústrias que já eram associadas à época do protocolo do Processo nº 1003615-14.2017.4.01.3300 na Justiça Federal.
 
Ressaltamos ainda que a decisão só será válida para as empresas associadas domiciliadas na jurisdição fiscal do Delegado da Receita Federal de Salvador e submetidos à jurisdição deste Juízo e, no que se refere à FIEB, apenas aproveita aos sindicatos filiados, não aproveitando às empresas associadas aos respectivos sindicatos.
 
Em virtude do juiz ter considerado o Superintendente da Receita Federal do Brasil da 5ª Região como parte ilegítima para constar no processo, bem como a decisão estar restrita à jurisdição fiscal do Delegado da Receita Federal de Salvador, a decisão não se aplica  ao Sindvest Feira de Santana.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sipaceb participa de benchmarking em Campina Grande
Iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo apresenta cases de sucesso de sindicatos empresariais. FIEB foi representada pelo Sindicato de Panificação de Feira de Santana.
 
 
 
 
 
Frete está 12% mais caro para a indústria
A tabela do frete rodoviário está em vigor há quase 90 dias e a medida, tomada para se pôr fim à paralisação dos caminhoneiros, já mostra a dimensão de seus impactos sobre o setor produtivo.
 
 
 
 
 
Evento discute avanços tecnológicos da Indústria 4.0 no segmento de vestuário
Empresários da indústria de confecção participaram do Seminário Confecção 4.0 – A Fábrica do Futuro Chegou, promovido Sindvest-BA, com o objetivo de disseminar informações e compartilhar iniciativas e práticas do segmento.
 
 
 
 
 
Sindicatos realizam missões empresariais à FEBRATEX
Considerada a maior feira do segmento nas Américas, a Feira Brasileira para a Indústria Têxtil foi o destino de missões empresariais do Sindvest Feira e do Sindifite.
 
 
 
 
 
Evento discute perspectivas para segmento de cosméticos
Tendências de mercado, oportunidades e desafios para a gestão foram alguns dos temas discutidos no evento Conversa Empresarial, promovido pelo Sindcosmetic. O encontro reuniu representantes de empresas associadas ao sindicato para discutir as perspectivas para o segmento.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.