INFORMATIVO

 
 

6 de setembro de 2018

 

Débitos tributários de ICMS

Projeto de Lei do Executivo Estadual reduz multas e acréscimos moratórios relacionados a débitos tributários do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS (PL 22912/2018).
 
O Projeto tem por objetivo reduzir o acervo de processos em tramitação no âmbito administrativo e judicial e recuperar créditos tributários em consonância com o normativo para redução de juros e multas de créditos tributários do ICMS pagos em parcela única conforme estabelecido na 169ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ.
 
O PL estipula redução de 90% dos valores de multas por infrações e de acréscimos moratórios relacionados a débitos tributários do ICMS, decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2017, desde que o débito tributário seja recolhido em moeda corrente até 30 de novembro de 2018.
 
Vale destacar que este benefício não se aplica a débitos tributários decorrentes de penalidades pecuniárias por descumprimento de obrigações acessórias, que poderão ser quitados com redução de 70%, desde que o pagamento seja efetuado em moeda corrente até 30 de novembro de 2018.
 
Poderão ser incluídos na consolidação dos débitos tributários valores espontaneamente denunciados pelo contribuinte, decorrentes de infrações relacionadas a fatos geradores do ICMS ocorridos até 31 de dezembro de 2017.
 
Com base no § 2º do art. 11 da Lei Complementar nº 43/17, ficam reduzidos em 50% os percentuais dos honorários advocatícios devidos pela cobrança da Dívida Ativa do Estado, na hipótese de pagamento de débito tributário.
 
A lista dos contribuintes beneficiados, contendo razão social e o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, será publicada no Diário Oficial do Estado ou na página da Secretaria da Fazenda na internet, no endereço eletrônico http://www.sefaz.ba.gov.br.
 
O disposto nesta Lei não autoriza a restituição ou compensação de valores anteriormente recolhidos.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Marketing digital é tema de curso promovido pela FIEB
As oportunidades geradas com a comunicação digital orientada por dados foram discutidas no curso Marketing digital: impacte o público desejado, promovido pela FIEB.
 
 
 
 
 
Sindpacel marca presença no 24º SINPEL em Florianópolis
Simpósio realizado em Florianópolis no final de agosto foi marcado por discussões, debates e mapeamento de estratégias para as negociações de 2018.
 
 
 
 
 
Prepostos recebem capacitação em Vitória da Conquista
Participantes tiraram dúvidas e receberam orientações de como representar adequadamente as empresas em audiências, de modo a garantir mais segurança.
 
 
 
 
 
Líderes sindicais discutem setor metalmecânico
Presidentes de sindicatos de indústrias metalmecânicas de todo o País participaram da 4ª edição do Intercâmbio de Lideranças Setoriais da indústria Metalmecânica, promovido pela CNI.
 
 
 
 
 
Novo prazo no eSocial
Prorrogado início da segunda fase de implantação para as empresas com faturamento de até R$78 milhões. Primeira fase, que terminaria em agosto, será estendida até setembro. Segunda fase iniciará em 10/10.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.