INFORMATIVO

 
 

1 de novembro de 2018

 

Senado aprova duplicata escritural

O Plenário do Senado em discussão, em turno único, aprovou, dia 17/10, o PLC 73/2018, que dispõe sobre a emissão de duplicata sob a forma escritural por meio do sistema eletrônico.
 
O projeto foi aprovado com emenda de redação que deixa mais claro somente o cidadão terá o acesso livre e gratuito a todas as informações referentes à sua situação de adimplência ou inadimplência.
 
O projeto permite a emissão de duplicata sob a forma escritural, para circulação com efeito comercial. A duplicata sob a forma escritural será emitida mediante lançamento em sistema eletrônico de escrituração gerido por quaisquer das entidades que exerçam a atividade de escrituração de duplicatas.
 
A emissão escritural de duplicatas permitirá a redução da emissão de títulos de crédito com dados incorretos (endereço, nome do devedor etc.) e das chamadas “duplicatas frias”, que são documentos que não contam com suporte em efetivas transações de bens ou serviços.
 
A duplicata sob a forma de arquivo eletrônico já é algo previsto no Código Civil e na Lei de Protesto de Títulos. O objetivo é acabar com mal-entendidos e danos aos consumidores gerados pela falta de regulamentação da lei.
 
A matéria vai à sanção.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindiplasf participa de encontro de lideranças do plástico na CNI
4º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria do Plástico reuniu representantes de sindicatos de todo o país para discutir desafios do setor.
 
 
 
 
 
Lei Federal traz desburocratização
Nova norma racionaliza atos e procedimentos administrativos no âmbito federal, estadual e municipal e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação.
 
 
 
 
 
Trabalho em equipe é tema de curso promovido pelo Sindipeças
O papel do líder diante das equipes, como atingir resultados integrando as diversas áreas da empresa e comunicação com os líderes de várias equipes foram alguns dos temas discutidos no curso, realizado em Salvador.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.