INFORMATIVO

 
 

7 de maio de 2015

 

Comissão aprova texto alternativo à MPV 664

A Comissão Mista do Congresso nacional aprovou, nesta terça-feira (05.05), o parecer do relator Deputado Carlos Zarattini (PT/SP), favorável à Medida Provisória 664/2014 (MPV 664/2014) nos termos do Projeto de Lei de Conversão nº 4 (PLV).

O PLV aprovado mantém as reduções dos benefícios previdenciários, dentro do esforço dos ajustes fiscais, mas faz algumas concessões. Como exemplo disso, destaca-se em relação à pensão por morte, com redução da carência para 18 contribuições mensais para a pensão por morte, antes prevista em 24 contribuições na MPV.

Com relação à celebração de convênios para realizar perícias médicas, a Comissão aprovou alterações na MPV 664/2015 para permitir que, nos casos de impossibilidade de realização de perícias pelo órgão ou setor próprio competente, o INSS poderá celebrar convênios, contratos ou acordos com: órgãos e entidades públicos ou que integrem o Sistema Único de Saúde; entidades privadas de serviço social e de formação profissional, vinculadas ao sistema sindical; entidades privadas de comprovada idoneidade financeira e técnica, desde que não empreguem o segurado.

O texto da Comissão Mista promove, portanto, três grandes mudanças: a) inclui a expressão "Sistema Único de Saúde" de forma que os órgãos públicos participem; b) inclui as entidades do Sistema "S", em especial o SESI, que tem competência técnica para o assunto; c) permite a realização de perícias médicas pelas entidades privadas, desde que não seja empregadora do segurado.

Foi mantida no texto a disposição que amplia de 15 para 30 dias o período em que haverá responsabilidade do empregador em arcar com o salário do empregado afastado por doença. A CNI entende que a ampliação do período onera o empregador.

O PLV poderá ser votado, nesta quarta-feira, no Plenário da Câmara.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Comissão rejeita PL sobre Arbitragem
Para a Indústria deve ser facultada a utilização da arbitragem nos dissídios individuais, já que mecanismos extrajudiciais contribuem para uma maior celeridade e para redução das demandas do poder jdiciário.
 
 
 
 
 
SESI promove campanha contra a gripe
Empresas associadas aos sindicatos patronais da indústria filiados à FIEB têm preços promocionais.
 
 
 
 
 
PDA já capacitou mais de 300 empresários em 2015
Cursos para empresários, em parceria com sindicatos, fazem parte das iniciativas do Programa de Desenvolvimento Associativo, que conta com com ações em diversas regiões do estado.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.