INFORMATIVO

 
 

27 de dezembro de 2018

 

Convalidação dos Incentivos Fiscais do ICMS

Foi publicada, no Diário Oficial, de 20.12, a Lei nº 14.033, que dispõe sobre a remissão de créditos tributários e a reinstituição dos benefícios fiscais de ICMS concedidos à revelia do Confaz.
 
Trata-se da última etapa do processo de convalidação, regulamentado pela Lei Complementar Nacional nº 160/2017 e pelo Convênio ICMS 190/2017, que estipularam um cronograma e determinaram uma série de exigências, como a publicação de lista contendo todos os atos normativos instituidores desses benefícios, o registro e depósito no CONFAZ dos atos concessivos (resoluções, protocolos de intenções, etc.), vigentes e não vigentes, bem como a publicação da lei, visando perdoar os créditos de ICMS correspondentes aos valores renunciados e reinstituir os benefícios. 
 
Vale lembrar que, para fazer jus ao perdão, a norma estipulou a necessidade de desistência:
 
I - de ações ou embargos à execução fiscal relacionados com os respectivos créditos tributários, com renúncia ao direito sobre o qual se fundam, nos autos judiciais respectivos,   com a quitação integral pelo sujeito passivo das custas e demais despesas processuais;
II - de impugnações, defesas e recursos eventualmente apresentados pelo sujeito passivo no âmbito administrativo;
III - pelo advogado do sujeito passivo da cobrança de eventuais honorários de sucumbência da unidade federada.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindvest comemora 70 anos com evento na FIEB
Evento comemorativo, com palestra e homenagens, reuniu empresários e parceiros do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria.
 
 
 
 
 
Sistema S, sinônimo de qualidade
Em relação às recentes declarações de agentes públicos sobre o Sistema S, a FIEB observa que há um grande equívoco em relação à importância do setor industrial e quanto ao papel desempenhado pelo SESI e SENAI para a sua competitividade.
 
 
 
 
 
Comissão aprova Empresa Simples de Crédito
A Empresa Simples de Crédito promove fontes alternativas de financiamento para micro e pequenas empresas. O Inova Simples concede às Startups tratamento diferenciado.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.