INFORMATIVO

 
 

27 de dezembro de 2018

 

Comissão aprova Empresa Simples de Crédito

A Comissão de Assuntos Econômicos – CAE do Senado Federal aprovou, dia 18.12, o relatório do senador Armando Monteiro (PTB/PE) acerca do PLC 135/2018, de autoria do deputado Pedro Eugênio (PT/PE). Originalmente o projeto tratava apenas da garantia de crédito tributário às empresas optantes do Simples Nacional e Microempreendedores individuais correspondente à substituição tributária do ICMS que sobre eles viesse a repercutir.
 
No entanto, o projeto sofreu alterações e o texto que seguiu ao Senado Federal passou a abordar os seguintes pontos:
 
• A criação da figura da Empresa Simples de crédito, que terá como finalidade a realização de operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
 
• A instauração do regime Inova Simples, regime especial simplificado para empresas que se declarem startups ou empresas de inovação.
 
A Empresa Simples de Crédito tem o mérito de gerar descentralização do crédito e promover fontes alternativas de financiamento para micro e pequenas empresas. Contudo, o controle e regulamentação são essenciais para o bom funcionamento e minimização de riscos associados as operações de crédito. A falta de regulação e garantias pode tornar o acesso ao crédito mais caro para as empresas de pequeno porte, além de causar risco para o sistema financeiro.
 
O Inova Simples, que concede às Startups ou empresas de inovação, um tratamento diferenciado visando estimular a sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda é positiva pois reduz a burocracia e os custos em razão da simplificação e automatização na abertura e encerramento desses empreendimentos.
 
O projeto segue agora para o Plenário do Senado Federal.
 
Fonte: Novidade Legislativa CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindvest comemora 70 anos com evento na FIEB
Evento comemorativo, com palestra e homenagens, reuniu empresários e parceiros do Sindicato da Indústria de Vestuário e Artefatos de Joalheria e Bijuteria.
 
 
 
 
 
Sistema S, sinônimo de qualidade
Em relação às recentes declarações de agentes públicos sobre o Sistema S, a FIEB observa que há um grande equívoco em relação à importância do setor industrial e quanto ao papel desempenhado pelo SESI e SENAI para a sua competitividade.
 
 
 
 
 
Convalidação dos Incentivos Fiscais do ICMS
Lei, publicada esta semana, dispõe sobre a remissão de créditos tributários e a reinstituição dos benefícios fiscais de ICMS concedidos à revelia do Confaz.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.