INFORMATIVO

 
 

21 de fevereiro de 2019

 

Finalizada a votação do Cadastro Positivo

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo ex-deputado Walter Ihoshi (PSD/SP) no dia 09 de maio de 2018. Todos os destaques apresentados foram rejeitados.

O projeto torna automática a participação de pessoas físicas e jurídicas no chamado cadastro positivo, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados. Hoje, o registro de dados a respeito de cidadãos e empresas somente pode ocorrer a partir de uma autorização expressa do cadastrado. Com a mudança, o sistema de registro passa a ter o mesmo mecanismo dos serviços de informações sobre maus pagadores (modelo opt-out).

Além de determinar que a inclusão no cadastro será automática, o projeto também prevê que poderão fornecer informações do cadastrado, além das instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, os prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados.

O cadastro positivo impactará na redução de juros, pois a inadimplência responde por parte considerável do custo de financiamento. A ausência de cadastros positivos fidedignos dificulta a redução do custo dos financiamentos nos casos de tomadores de empréstimo com longo histórico de adimplência.

O projeto retorna ao Senado Federal para a análise das alterações realizadas pela Câmara.

Fonte: Novidades Legislativas

 
 
Mais notícias
 
 
 
16ª edição do Prêmio IEL de Estágio é lançada em Salvador
Em reunião do Fórum de Estágio da Bahia, foi lançada a 16ª edição do Prêmio IEL de Estágio. A premiação, promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) em parceria com o Fórum de Estágio da Bahia, visa reconhecer a atuação de todos os agentes envolvidos no processo de estágio.

 
 
 
 
 
Reforma da Previdência é positiva
Indústria apoia proposta do governo e destaca que as mudanças são urgentes e imprescindíveis para garantir o pagamento futuro dos benefícios, estimular a retomada dos investimentos e fomentar o crescimento econômico do país.
 

 
 
 
 
 
Petróleo e Gás: mercado tem urgência na reativação de campos maduros
Fundamental para a economia da Bahia, o setor de Petróleo e Gás vem sofrendo as consequências da escolha da companhia pelo investimento pesado na exploração do pré-sal. Se, para a Petrobras, os poços terrestres mais antigos não interessam economicamente, para os agentes locais, entre eles empresários e representantes de associações, o negócio não só é viável como necessário para a revitalização industrial do estado.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.