INFORMATIVO

 
 

7 de março de 2019

 

Ibama esclarece dúvidas sobre Cadastro Técnico Federal

A Superintendência do Ibama na BA inicia no dia 11/03/2019, às 14h, uma série de palestras de orientação sobre o Cadastro Técnico Federal – CTF. O objetivo é esclarecer sobre a importância do cadastramento bem como do correto preenchimento dos relatórios, que devem ser entregues até o dia 31 de março.

São obrigadas a ter inscrição no CTF todas as empresas e pessoas físicas que sejam potencialmente poluidoras ou consumidoras de recursos naturais. A falta de cadastro, o atraso na entrega dos relatórios ou a prestação de informações falsas geram multas altas, que podem chegar a R$ 1 milhão.

As palestras serão abertas e gratuitas. A cada sessão - sempre às segundas-feiras – os participantes aprenderão a fazer o cadastro passo a passo. Também poderão tirar dúvidas sobre os relatórios e simular situações. O Ibama recomenda que os participantes tenham conhecimento mínimo em informática e tragam papel e caneta para anotações.

Interessados em participar das palestras devem retirar senhas na portaria do Ibama, a partir das 13h30min, pois o auditório tem capacidade limitada a 30 pessoas. O Ibama fica na Av. Manoel Dias da Silva, 111, Amaralina, em Salvador. Maiores informações pelo telefone (71) 3172-1751.

Exemplos de empresas e atividades cujo cadastramento é obrigatório:

•             Indústrias metalúrgicas, mecânicas, químicas e de alimentos
•             Mineração e garimpo (extração de areia, calcário e quaisquer outros minerais)
•             Cerâmicas e carvoarias
•             Construtoras
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Apoio Tecnológico para MPE
O Projeto de Lei 177/19 destina 3% da arrecadação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para um programa de apoio à inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

 
 
 
 
 
Contestação do FAP
 
Publicada Nota Orientativa nº 15 de 2019 que presta informações a respeito de processos de contestação de Fator Acidentário de Prevenção – FAP, referentes ao exercício do ano de 2019, no eSocial.
 
 
 
 
 
Sindicatos industriais elaboram planejamentos com apoio da FIEB
Planejar é essencial para alcançar metas com mais eficiência. Ciente disto, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) apoiou, em fevereiro, três sindicatos industriais baianos na elaboração de planejamentos anuais.
 
 
 
 
 
MP extingue contribuição sindical na folha de pagamento
O texto torna nula a obrigação de recolhimento da contribuição sem a autorização do trabalhador, mesmo que referendada por negociação coletiva ou Assembleia Geral.

 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.