INFORMATIVO

 
 

5 de abril de 2019

 

Governo altera Regulamento ICMS

O Governo do Estado publicou, no DOE do dia 02.04, o Decreto nº 18.999/2019, que altera o regulamento do ICMS da Bahia. Dentre as alterações, destacam-se:
 
a) a atualização do Regulamento, para fazer constar o novo Convênio ICMS nº 142/2018 que revogou o Convênio ICMS 52/2017, no item do Anexo I relativos a peças, componentes, e acessórios para veículos automotores e venda de mercadorias no sistema porta a porta; 
b) a alteração da Margem de Valor Agregado – MVA dos itens abaixo listados, dando-lhes especificação própria na relação de mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária no Regulamento do ICMS, antes inseridos nos itens 3.2 e 3.6, relativos a águas minerais: 
- 3.20 - Água mineral em embalagens retornáveis com capacidade igual ou superior a 10 e inferior a 20 litros; 
- 3.21 - Água mineral em embalagens retornáveis com capacidade igual ou superior a 20 litros.
c) Alteração na redação do artigo do Regulamento do ICMS – RICMS/BA, que dispõe sobre a necessidade de inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado da Bahia (CAD-ICMS) antes do início da atividade e regime especial para definição das condições de operação. 
 
Na antiga redação, a norma obrigava a “empresa que pretender realizar atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral em portal de compras na internet, CNAE 7490-1/04, (...) para armazenar e despachar mercadorias de terceiros”. A nova redação obriga “empresa que pretender realizar atividades de armazenamento e despacho de mercadorias de terceiros decorrentes de transações de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral em portal de compras na internet”.
 
Revogação do § 3º do art. 83 do RICMS/BA, que dispunha sobre a possibilidade de outros acordos interestaduais prorrogarem os prazos de obrigatoriedades para emissão de NF-e, previamente definidos nos Protocolos ICMS 10/07 e 42/09.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Benchmarking apresenta boas práticas sindicais no Rio de Janeiro
FIEB foi representada por diretor do Sindsucos; iniciativa apresenta cases de sucesso e troca de boas práticas sindicais.
 
 
 
 
 
SESI promove campanha contra a gripe
Para participar da Campanha de Vacinação, entre em contato com a unidade do SESI mais próxima. Empresas associadas a sindicatos têm valores diferenciados.
 
 
 
 
 
Nova portaria sobre registro sindical
O Ministério da Economia prestará apoio técnico e administrativo ao Ministério da Justiça e Segurança Pública na execução das atividades e prazos definidos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.