INFORMATIVO

 
 

26 de abril de 2019

 

Reforma da Previdência

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (23.04), o parecer do relator da PEC da Reforma da Previdência (PEC 06/2019), deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG), pela admissibilidade da Proposta na Comissão de Justiça, que recomendava, em Complementação de Voto, a retirada dos seguintes dispositivos da proposta:
 
a) extinção do foro do Distrito Federal para a propositura de ações contra a União (art. 1º, na parte em que modifica o § 2º do art. 109 da Constituição);
 
b) fim do pagamento da indenização compensatória e do depósito do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS), a partir da concessão da aposentadoria (art. 2º, na parte em que acrescenta o § 4º ao art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias);
 
c) prerrogativa de iniciativa exclusiva do Poder Executivo para encaminhar ao Congresso Nacional Lei Complementar propondo alterações no sistema da previdência social (art. 1º da PEC, na parte em que altera o art. 40, § 1º; art. 201, §§ 1º e 10; e 201-A, da Constituição Federal; bem como no art. 3º, § 3º e no art. 5º, § 1º, do Capítulo III da PEC; e no art. 18, § 5º, do Capítulo V da PEC; e no art. 1º da PEC, na parte em que altera o art. 42, § 2º da Constituição Federal);
 
d) a transferência da definição da idade para a aposentadoria compulsória do servidor público, para Lei Complementar (art. 1º, na parte em que altera o art. 40, § 2º, III).

 
 
Mais notícias
 
 
 
Indústria da reparação defende adoção de tabela padronizada para o setor
Presidente do Sindirepa-BA participou do Intercâmbio de Lideranças que reuniu presidentes de sindicatos do setor de reparação automotiva de todo o país, na CNI, em Brasília.
 
 
 
 
 
Fabricação de sacolas plásticas
Comissão do Senado aprova projeto que proíbe a fabricação e distribuição de sacolas plásticas e utensílios plásticos descartáveis.
 
 
 
 
 
Seminário em Feira de Santana apresenta opções de crédito para pequenas e médias empresas
Empresários de Feira de Santana participaram do Seminário de Crédito FIDCs e Fintechs: Soluções Financeiras para Sua Empresa, promovido pela FIEB, em parceria com a Fecomércio e o Sebrae, que divulgou alternativas de crédito.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.