INFORMATIVO

 
 

2 de maio de 2019

 

Logística reversa para medicamentos

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou o parecer do Senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) favorável com emenda ao PLS 375 de 2016. O projeto prevê a inclusão de medicamentos de uso humano e suas embalagens entre os produtos que possuem obrigação legal de implantarem sistemas de logística reversa.
 
A emenda aprovada na Comissão estabelece a obrigação das farmácias e distribuidoras de coletarem os resíduos e das indústrias de recolherem o material nas sedes das distribuidoras e promover o tratamento final e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
 
Também tipifica como crime na Lei de Crimes Ambientais o descumprimento de obrigação relativa a estruturação e implementação de sistema de logística reversa.
 
A CNI se posicionou contrária ao projeto por defender os acordos setoriais como instância adequada para a definição das obrigações de cada segmento na estruturação dos sistemas de logística reversa, não cabendo à Lei esta determinação. Também considerou pouco razoável incluir o não cumprimento de partes do acordo setorial como matéria penal.
 
A matéria segue para análise, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Parceria visa ampliar participação de mulheres na Construção Civil
O SENAI Bahia, o Sinduscon-BA e as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) de Salvador assinaram protocolo para fomentar a empregabilidade de mulheres na Construção Civil.

 
 
 
 
 
Portaria institui registro sindical digital
Com as alterações, o procedimento passa a ser exclusivamente eletrônico. O objetivo é dar agilidade à análise dos pedidos e mais transparência ao processo.
 
 
 
 
 
Aplicativo que monitora nível de estresse do trabalhador está disponível para indústrias
Centro de Inovação do SESI sediado em Porto Alegre desenvolve ferramentas para combater os fatores de riscos para transtornos mentais e comportamentais.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.