INFORMATIVO

 
 

21 de maio de 2015

 

Senado aprova PL 406

Foi aprovado, no Senado Federal, projeto de lei (PL 406/13) que amplia a utilização do instrumento da arbitragem no País, permitindo a sua aplicação em diversas hipóteses e em casos específicos às relações de trabalho.
 
De acordo com o texto aprovado, poderá ser pactuado nos contratos de trabalho, em que o empregado ocupe ou venha a ocupar cargo ou função de administrador ou diretor estatutário na empresa, cláusula em que as partes se comprometem a submeter à arbitragem os seus conflitos. Para tanto, será necessária a iniciativa do empregado para instituir a arbitragem ou a sua concordância expressa com essa instituição.
 
Essa mudança revela uma avanço nas relações de trabalho, na medida em que se privilegia um meio eficaz e moderno de resolução de conflitos trabalhistas. No mais, pode ser um mecanismo eficaz de solução extrajudicial em razão de ser mais ágil e menos oneroso do que a judicialização de demandas.
 
Enfim, ainda que limitado aos administradores e diretores, o novo dispositivo é benéfico porquanto já começa a sinalizar uma nova visão sobre a possibilidade de resolução extrajudicial de conflitos trabalhistas.
 
O texto final aprovado agora seguirá para sanção presidencial.
 
Fonte: RT Informa
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
FIEB promove oficina de relacionamento com a imprensa
Iniciativa do PDA orientou dirigentes sindicais a realizar melhor o papel de porta-voz do seu setor.
 
 
 
 
 
Jogos Olímpicos geram oportunidades para a indústria
Acordo entre CNI e Comitê Olímpico prevê oportunidades para fornecedores oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
 
 
 
 
Consulta pública para revisão da NR-35
Norma sobre trabalho em altura é submetida à Consulta Pública pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
 
 
 
 
 
MTE esclarece aplicação da Portaria 597
Acesse aqui a íntegra da Nota Técnica, que esclarece Portaria regulamentando uso de elevadores a cabo para o transporte de materiais e pessoas em obras da construção civil.
 
 
 
 
 
Câmara analisa destaques da MPV 664
Deputados rejeitaram disposição que ampliava de 15 para 30 a responsabilidade do empregador de arcar com o afastamento do empregado por auxilio doença. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.