INFORMATIVO

 
 

23 de maio de 2019

 

Reforma Tributária

A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania aprovou, em votação simbólica, a admissibilidade da PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB/SP).
 
A proposta extingue, após um período de transição, o IPI, PIS, Cofins, ICMS, ISS, cria o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços- IBS (nos moldes de um imposto sobre valor agregado) e o Imposto Seletivo -IS (nos moldes de um excise tax).
 
De acordo com o texto aprovado, o IBS será uniforme em todo o território nacional e terá regulamentação única, vedada a adoção de norma estadual autônoma, ressalvadas as hipóteses previstas em lei complementar. Incidirá sobre operações com bens e serviços, ainda que se iniciem no exterior, nas importações; nas locações e cessões de bens e direitos e pertencerá ao Estado de destino não integrando sua própria base de cálculo.
 
A alíquota do IBS aplicável a cada operação será formada pela soma das alíquotas fixadas pela União, Estados ou Distrito Federal e Municípios. A alteração das alíquotas se dará por lei específica do respectivo ente e na ausência de disposição específica, a alíquota do imposto será a alíquota de referência, fixada nos termos do período de transição previsto no projeto.
 
O IS será um tributo de competência da União, com finalidade extrafiscal, destinado a desestimular o consumo de determinados bens, serviços ou direitos.
 
A PEC cria período de transição para o novo sistema de 10 anos em que gradualmente o sistema antigo dará lugar ao novo.
 
A Reforma Tributária é apoiada pela CNI e consta da Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria de 2019. A matéria segue para análise de Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sinpeq elabora planejamento estratégico com apoio da FIEB
Sindicato realizou a revisão do seu planejamento por meio de consultoria do Programa de Desenvolvimento Associativo, da FIEB em parceria com a CNI.
 
 
 
 
 
Lei Geral das Agências Reguladoras
Projeto que regulamenta a atuação das agências reguladoras avança no Senado.
 
 
 
 
 
Rede Sindical de couro e calçados se reúne para debater setor
Encontro com presidentes de sindicatos de todo o país contou a presença do Sindcalçados/BA. FIEB é a Federação interlocutora da Rede Sindical.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.