INFORMATIVO

 
 

25 de julho de 2019

 

PL cria o Fundo de Créditos Inadimplidos

Projeto de Lei Nº 23.409, publicado no Diário Oficial do Estado de 23/07/2019, cria o Fundo Especial de Créditos Inadimplidos do Estado da Bahia – FECRIBA, com a finalidade de incrementar a arrecadação de créditos inadimplidos, tributários e não tributários, do Estado da Bahia. 
 
De acordo com a proposta, constituem receitas do FECRIBA recursos decorrentes da recuperação desses créditos e da venda a mercado de ativos financeiros resultantes de securitização de direitos creditórios, que serão segregados em três tipos de conta: de Recuperação (recursos oriundos da recuperação de créditos); de Resultado (recursos decorrentes da venda de ativos financeiros resultantes da securitização de direitos creditórios); Residual (demais recursos). 
 
O texto da propostas vincula o FECRIBA  à Secretaria da Fazenda - SEFAZ, sendo gerido pela Empresa Baiana de Ativos S.A – BAHIAINVESTE, que fará jus mensalmente a uma taxa de administração de 3%, calculada anualmente sobre os recursos da Conta de Recuperação.
 
As receitas do Fundo serão destinadas: a) ao resgate e amortização de ativos financeiros emitidos, relativos a direitos creditórios securitizados; b) a investimentos para realização de obras e serviços públicos; c) à capitalização do Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia - FUNPREV, com montante mínimo de 30% do total dos recursos disponíveis; d) ao aporte financeiro no Fundo Garantidor Baiano de Parcerias Público-Privadas – FGBP; e) ao pagamento das despesas relativas à gestão do FECRIBA.
 
O PL autoriza o Poder Executivo a proceder à abertura de créditos adicionais de até 35% dos recursos do FECRIBA para as destinações, restringindo-se no exercício financeiro de 2019 a: I - despesas obrigatórias de caráter constitucional ou legal e despesas de caráter continuado, já contratadas.
 
Até que seja realizada a securitização de direitos creditórios, os recursos do FECRIBA podem, a critério do Estado, através da Secretaria da Fazenda - SEFAZ, ser transferidos regularmente à Conta Única do Tesouro, garantida a manutenção de saldo suficiente à cobertura das despesas relativas à sua gestão na Conta Residual.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Oficina apresenta estratégias de influência e persuasão
Oficina do PDA orientou a representantes de sindicatos e indústrias como desenvolver competências para a aplicação de estratégias e táticas de influência e persuasão.
 
 
 
 
 
Setor de panificação de Feira de Santana participa de Prodeter
Programa do Banco do Nordeste estimula inovações tecnológicas e promove financiamento integrado e orientado.
 
 
 
 
 
Sindicatos fazem entrega de notebooks à equipe de alunos premiada do SESI
Entrega foi realizada aos seis alunos da equipe Sevenspeed e ao professor, que conquistaram o 1º lugar na disputa brasileira do Torneio SESI F1 nas Escolas.
 
 
 
 
 
Reserva de vagas para mulheres
Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto que dá preferência à contratação de mulheres em situação de risco nas empresas prestadoras de serviços.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.