INFORMATIVO

 
 

3 de junho de 2015

 

Câmara analisa NR 12

Em sessão presidida pelo Deputado Jorge Côrte Real (PTB/PE), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou o parecer favorável do deputado Laércio Oliveira (SD/SE), em relação ao PDC 1408/2013, suspendendo a NR 12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.
 
A proposta susta a NR 12, que define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Estabelece que qualquer empresa que possua equipamentos ou fluxos de trabalho que apresentem riscos ao trabalhador deve tomar as medidas cabíveis. 
 
A proposta é apoiada pela CNI e integra a pauta mínima da Agenda Legislativa da Indústria 2015. Entende-se que o resultado das alterações ocorridas na NR 12 em 2010, foi uma norma subjetiva, que possibilita diversas interpretações e cria instabilidade ao ambiente de negócios. 
 
Sem qualquer distinção, a norma iguala as obrigações impostas aos fabricantes e usuários, e não estabelece uma linha de corte temporal para máquinas e equipamentos poderem atender à nova regulamentação, causando insegurança jurídica e elevadíssimos custos para adaptação do maquinário existente e para as alterações dos projetos das máquinas novas. 
 
A normatização aplicada às máquinas ou equipamentos já existentes no parque fabril é prejudicial ao setor produtivo, pois desconsidera o estado da técnica à data da fabricação, colocando as empresas nacionais na ilegalidade. 
 
As microempresas e empresas de pequeno porte também são impactadas, considerando que em sua maioria possuem recursos limitados, imputando uma pena difícil de suportar em razão dos custos de adaptação. 
 
O projeto segue para apreciação das Comissões de Trabalho (CTASP), de Justiça (CCJC) e Plenário.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Homenagem e lançamento marcam Dia da Indústria na FIEB
Com o lançamento da 2ª edição da Agenda Legislativa da Indústria e a entrega in memoriam da Medalha Mérito Industrial Luiz Tarquínio à família do ex-presidente da entidade Carlos Gilberto Cavalcante Farias, a FIEB comemorou, dia 28, o Dia da Indústria.
 
 
 
 
 
Câmara conclui votação da MPV 668
Medida Provisória eleva alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação.
 
 
 
 
 
Prorrogação de jornada
MTE define requisitos para prorrogação de jornada em atividade insalubre, mediante autorização da SRTE (Portaria 702).
 
 
 
 
 
MTE altera NR26 - Sinalização de Segurança
Norma dispensa saneantes do cumprimento das obrigações de rotulagem ao atendimento do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (Portaria 704).
 
 
 
 
 
Feira de Santana recebe curso do PDA sobre NRs
Representantes de indústrias de Feira de Santana foram orientados sobre as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho que mais afetam o setor industrial.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.