INFORMATIVO

 
 

19 de setembro de 2019

 

Nova Lei de Licitações é aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados encerrou, dia 17.09, a votação do PL 1292/95, que cria a nova Lei de Licitações.
 
Na votação foram rejeitados os últimos destaques que pretendiam alterar o texto base aprovado em julho. Vale destacar a questão de ordem acolhida pelo presidente Câmara que reviu decisão da última sessão e aprovou o destaque do PDT que reduziu o valor da garantia para obras, serviços e fornecimentos para 5% do valor do contrato.
 
Principais mudanças trazidas pelo projeto de lei:
  • Unificação de procedimentos relativos à Lei 8.666/93; à Lei do Pregão e à Lei do RDC, como inversão de fases. 
  • Criação da nova modalidade de licitação chamada de diálogo competitivo, definido como modalidade para obras, serviços e compras de grande vulto, o diálogo competitivo se caracteriza por conversas com licitantes previamente selecionados por meio de critérios objetivos. 
  • Regulamentação da aplicação do “empate ficto” para empresas de pequeno porte. 
  • Obrigatoriedade de o edital contemplar Matriz de Riscos em obras de grande vulto, ou nos regimes de Contratação Integrada e Semintegrada.
  • Definição de Limites de Exequibilidade e Garantia Adicional, pela redação serão declaradas inexequíveis as propostas cujos valores sejam inferiores a 75% do valor orçado pela Administração e será exigida garantia adicional às propostas inferiores à 85% do valor orçado pela Administração.
  • Restrição de atestados técnicos às parcelas de maior relevância ou valor significativo, assim consideradas aquelas que tenham valor individual igualou superior a 4% do valor total do contrato.
  • Extinção do Contrato (Rescisão Unilateral). O contratado terá direito à extinção do contrato por atraso superior a 2 meses (contados da emissão da Nota Fiscal) dos pagamentos ou de parcelas de pagamentos devidos pela Administração. 
  • No caso de constatação de irregularidades, a suspensão do contrato só poderá ocorrer se analisados, entre outros: os impactos econômico-financeiros; os riscos sociais, ambientais e à segurança; os custos da deterioração ou perda das parcelas executadas; as despesas para preservação das instalações e de desmobilização e posterior mobilização; fechamento de postos de trabalho; 
  • Solução de Conflitos. Poderão ser adotados conciliação, mediação, comitê de resolução de disputas, arbitragem.
  • Nas contratações de obras, a expedição da ordem de serviço para execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida de depósito em conta vinculada dos recursos financeiros necessários para custear as despesas correspondentes à cada etapa.
 
O texto segue para o Senado Federal. 

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
V Encontro Estadual reúne panificadores de todo o Estado em Feira de Santana
Evento se consolida no cenário de panificação do Estado, levando informação e gerando negócios. Durante o encontro foi lançado o Prodeter do setor.
 
 
 
 
 
Câmara debate repercussões da Reforma
Setores reiteraram a necessidade de uma reforma tributária, elogiaram a PEC 45 por propor simplificação do sistema tributário e apresentaram os pontos de atenção de cada segmento.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.