INFORMATIVO

 
 

27 de setembro de 2019

 

Reforma Tributária

A Comissão Especial destinada a analisar a PEC 45/2019, que propõe Reforma Tributária, realizou, nesta terça-feira (24) audiência pública para debater a operacionalização do IBS e o Processo Administrativo Fiscal.
 
Estiveram presentes representantes da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).
 
José Levi Mello, Procurador-Geral da Fazenda Nacional, citou alguns princípios que devem nortear a reforma tributária. Primeiramente, a simplificação deve reger um processo de reforma tributária como forma de respeito aos direitos fundamentais do contribuinte. Ressaltou que a simplificação não deve permear somente a obrigação principal, mas, principalmente, as acessórias, o que pode ser feito por medida infraconstitucional.
 
Em segundo lugar defendeu a diminuição de espécies tributárias. De acordo com o Procurador-Geral, mesmo que essa diminuição abrangesse somente tributos federais já seria ganho significativo.
 
Além disso, defendeu o fortalecimento do pacto federativo através da transferência de recursos novos para os estados, distrito federal e municípios, tal qual da cessão onerosa.
 
Halley Henare Neto, presidente da ABAT, defendeu a reformulação da tributação da folha para que seja possível uma desoneração, frente à desoneração da folha ser compensada com aumento da alíquota do IBS. A ideia, formalizada na emenda nº 14 apresentada à PEC 45, prevê um aumento da base de tributável como compensação da renúncia e a criação de três faixas de alíquotas baseadas na massa salarial e número de empregados.
 
Francelino da Chagas Valença, diretor de formação sindical e relações intersindicais da Fenafisco, defendeu uma proposta de reforma tributária que respeite a capacidade econômica do contribuinte e altere a atual matriz econômica, hoje muito focada no consumo.
 
Especificamente sobre a PEC 45, ressaltou que há uma falta de mecanismos que possibilitem adequado desenvolvimento regional.
 
Kleber Cabral, presidente do Sindifisco, especificamente sobre o processo administrativo fiscal, observou que é importante que não sejam reproduzidas algumas características do CARF como: excesso de instâncias; sistema paritário; falta de um processo simplificado para valores baixos, por exemplo; competência originária do TRF ingressar direto na segunda instância.
 
Sobre a PEC 45, ressaltou que a transição é longa e é componente de complexidade; pontuou que o setor de serviços terá um aumento de carga e que a PEC proporciona uma desoneração de grandes contribuintes com alta concentração de mercado como montadora de veículos, instituições financeiras e indústria de bebidas.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
25º Sinpel discute a modernização das leis trabalhistas
Palestra sobre os novos desafios para as representações sindicais, empresas e suas lideranças internas será ministrada pelo presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da FIEB, Homero Arandas.
 
 
 
 
 
FIEB divulga Sondagem Industrial
Publicada pela Superintendência de Desenvolvimento Industrial, pesquisa divulga trimestralmente os resultados do desempenho da indústria baiana. Acesse.
 
 
 
 
 
Trabalho da mulher
Comissão rejeita emendas a projeto sobre multa por discriminação do trabalho da mulher.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.