INFORMATIVO

 
 

25 de outubro de 2019

 

Projetos proibitivos de produtos plásticos

Tramitam na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Municipal de Salvador cerca de 20 projetos de lei que visam à proibição da utilização, venda e até da fabricação de diversos tipos de produtos plásticos de uso único, tais como sacos e sacolas, canudos, copos, talheres. Até mesmo o Prefeito ACM Neto, após a Semana do Clima que ocorreu em Salvador no mês de agosto, deu uma declaração nas suas redes sociais de que enviaria para a Câmara um projeto de lei para proibir as sacolas e canudos plásticos. 
 
A FIEB, os Presidentes do SINDPLASBA, Luiz Oliveira, do SINPEQ, Roberto Fiamenghi, o Diretor do SINDIPLASF, Tiago Mota, e da PLASTIVIDA, Miguel Bahiense, dentre outros representantes do setor de plásticos uniram forças para a realização de ações visando levar aos parlamentares estaduais e municipais um estudo com alternativas ao banimento do produto, que privilegiam o consumo consciente, a correta destinação dos resíduos, reutilização, reciclagem e a economia circular.  Também foram apresentados os possíveis impactos econômicos e sociais decorrentes da aprovação desses projetos.
 
Esse grupo se reuniu com os Deputados, dentre os quais o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Nelson Leal, que se comprometeu a realizar, antes da aprovação de qualquer projeto, um seminário onde seriam ouvidos os diversos atores da sociedade envolvidos com o tema. 
 
Já no âmbito municipal, após reuniões com o Secretário de Cidades Sustentáveis, André Fraga, bem como com o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Geraldo Junior, e alguns autores dos projetos, as votações foram adiadas para um maior aprofundamento sobre tema. A expectativa é de que surja uma proposta unificada entre os Poderes Executivo e Legislativo, que deverá contemplar sugestões do setor industrial. 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Elaboração de projetos é tema de oficina na FIEB
As características, etapas e a importância de um gerenciamento eficiente de projetos foram alguns dos temas abordados na Oficina Projetos e Parcerias, voltada para sindicatos empresariais.
 
 
 
 
 
Diálogo Industrial discute inovação para as empresas
Como transformar as empresas através da inovação? Em busca de respostas para esta questão, empresários e representantes de empresas industriais baianas participaram do Diálogo Industrial, promovido pela FIEB.
 
 
 
 
 
Regulamentação da transação tributária
Sugestões de emendas apresentadas pela FIEB à MPV 899, que trata da transação dos créditos tributários da União, foram acatadas para apresentação na Câmara dos Deputados.
 
 
 
 
 
Rede Sindical discute setor de Base Florestal
Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Base Florestal debateu proposição de soluções para dificuldades do setor e estratégias para fortalecer a atuação das entidades junto aos poderes públicos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.