INFORMATIVO

 
 

7 de novembro de 2019

 

Créditos presumidos de ICMS

Publicada no Diário Oficial da União, de 05.11.2019, a Lei nº 14.170 reduz em 90% os valores de multas por infrações e de acréscimos moratórios, e concede remissão de 50% dos créditos tributários do ICMS, decorrentes de lançamentos ou glosas de créditos fiscais dos contribuintes que desempenham as atividades econômicas de extração de petróleo e gás natural e processamento de gás natural, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive os ajuizados, em relação aos fatos geradores ocorridos até 30 de setembro de 2018, desde que o débito fiscal seja recolhido em moeda corrente até 23 de dezembro de 2019.
 
A norma também reduz os honorários advocatícios, nos seguintes percentuais: i) 2,5%, quando inscritos em dívida ativa e não ajuizados; e ii) 5% quando inscritos em dívida ativa e ajuizados.
 
A lista dos contribuintes beneficiados, contendo razão social e o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, será publicada no Diário Oficial do Estado ou no site da Secretaria da Fazenda: www.sefaz.ba.gov.br.
 
A Lei ainda concede crédito presumido de ICMS aos estabelecimentos que exerçam as atividades econômicas de extração de petróleo e gás natural e processamento de gás natural, classificadas nos códigos 0600-0/01 e 3520-4/01 da CNAE, em percentual a ser definido por ato do Chefe do Poder Executivo.
 
O disposto nesta Lei não autoriza a restituição ou a compensação de valores anteriormente recolhidos.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindicatos do vestuário e SESI realizam ação Outubro Rosa com trabalhadoras do setor
Mais de 200 colaboradoras do setor de vestuário, com idades entre 45 e 69 anos, realizaram exames de mamografia gratuitos na ação Outubro Rosa, uma parceria dos sindicatos da indústria de vestuário de Salvador e Feira de Santana com o SESI Bahia.
 
 
 
 
 
Baldes e caixas plásticas doadas pelo Sindiplasba apoiarão coleta de óleo nas praias
Termo de compromisso da doação do material foi assinado por representantes da Marinha, do Ibama e das prefeituras de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari nesta quarta-feira, 6/11, na sede da FIEB.
 
 
 
 
 
10º Encontro Baiano dos Laticinistas reúne produtores, fornecedores e entidades públicas
Encontro reuniu quase 100 associados do Sindileite que assistiram palestras sobre temas relacionados ao mercado de lácteos e derivados, além de participar de mesas redondas e debater sobre os rumos e perspectivas do setor.
 
 
 
 
 
Reforma da Previdência
Senado aprova em primeiro turno a PEC Paralela que inclui Estados e Municípios na Reforma da Previdência.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.