INFORMATIVO

 
 

7 de novembro de 2019

 

Reforma da Previdência

O senado Federal aprovou, em 1º turno, por 56 votos a 11, ressalvados os destaques, a  PEC Paralela (PEC nº 133/2019) que altera o texto principal da reforma da Previdência.
 
Uma das principais alterações é a inclusão de estados e municípios no novo sistema de aposentadoria. De acordo com o relatório apresentado  à CCJ do Senado, os estados poderão, por projeto de lei ordinária aprovado nas assembleias legislativas, seguir as mesmas regras da União. 
 
Uma vez aprovado, a aplicação também será automática aos municípios. Os prefeitos, caso não queiram, terão que encaminhar um projeto de lei com novas regras e aprová-lo dentro de um ano. 
 
Prevê, ainda, que  estados e municípios poderão acatar as regras da União, mas a adesão poderá ser revogada.
 
Outros pontos em destaque:
- cobrança gradual de contribuições previdenciárias sobre as exportações do agronegócio. Foi acatada sugestão para que a reoneração não alcance os setores contemplados pela lei da desoneração da folha (Lei 13.670/2018);
- pagamento  pela cobertura de benefícios decorrentes de acidente de trabalho pelas empresas do Simples Nacional;
- Cobrança gradual de contribuições previdenciárias das entidades educacionais ou de saúde com capacidade financeira enquadradas como filantrópicas, na forma de lei compementar;
- inclusão entre as competências do STF e STJ julgar o incidente de prevenção de litigiosidade, cujo objeto seja controvérsia jurídica atual ou potencial de direito público que possa acarretar insegurança jurídica e relevante efeito multiplicador de processos sobre questão idêntica, em matéria constitucional e federal.
- inclusão na Seguridade Social do benefício destinado à criança vivendo em situação de pobreza.
 
A conclusão da votação da PEC paralela deve ocorrer na próxima semana.
 
Vale ressaltar que, durante a sessão, o presidente do Senado anunciou a realização, na terça-feira (06/11), da sessão solene para promulgação da PEC da Reforma da Previdência (PEC 06/2019).
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Sindicatos do vestuário e SESI realizam ação Outubro Rosa com trabalhadoras do setor
Mais de 200 colaboradoras do setor de vestuário, com idades entre 45 e 69 anos, realizaram exames de mamografia gratuitos na ação Outubro Rosa, uma parceria dos sindicatos da indústria de vestuário de Salvador e Feira de Santana com o SESI Bahia.
 
 
 
 
 
Baldes e caixas plásticas doadas pelo Sindiplasba apoiarão coleta de óleo nas praias
Termo de compromisso da doação do material foi assinado por representantes da Marinha, do Ibama e das prefeituras de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari nesta quarta-feira, 6/11, na sede da FIEB.
 
 
 
 
 
10º Encontro Baiano dos Laticinistas reúne produtores, fornecedores e entidades públicas
Encontro reuniu quase 100 associados do Sindileite que assistiram palestras sobre temas relacionados ao mercado de lácteos e derivados, além de participar de mesas redondas e debater sobre os rumos e perspectivas do setor.
 
 
 
 
 
Créditos presumidos de ICMS
Lei reduz juros e multas e concessão de créditos presumidos de ICMS para atividades de extração de petróleo e gás natural e de processamento de gás natural.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.