INFORMATIVO

 
 

19 de dezembro de 2019

 

Projeto altera Lei de Taxas na Bahia

O Projeto de Lei Nº 23.700 altera a Lei de Taxas do estado da Bahia (11.631/2009), destacando-se:
A criação de novas taxas;
O aumento dos valores de algumas taxas;
Inclusão de novos setores, como o de cosméticos, perfumaria, produtos, adubos, defensivos agrícolas, solventes, produtos farmacêuticos, no rol dos contribuintes de taxa pelo exercício do poder de polícia;
Redução e extinção de isenções;
Criação desnecessária de novas obrigações acessórias;
Substitui o FUNEDIC pelo FEACIS, sem, contudo, criar o novo fundo.
 
Em se tratando das Taxas pelo Exercício do Poder de Polícia, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, o PL inclui outros setores no polo passivo dessa Taxa, como cosméticos, produtos de perfumaria, produtos de limpeza, adubos, defensivos agrícolas, solventes e produtos farmacêuticos e aumenta os valores Taxa de Licença Anual para alguns segmentos.
 
Ainda no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, o PL Cria 2 novas Taxas: i) a Taxa de Vistoria pelo acondicionamento de materiais combustíveis - que é anual e obrigatória para aquelas empresas que acondicionem este tipo de material e tem como base de cálculo a área construída ou usada para condicionamento de material combustível; ii) Vistoria - recipientes fixos utilizados para armazenamentos de produtos perigosos, a ser cobrada daquelas empresas que possuam recipientes fixos utilizados para armazenamentos de produtos perigosos e tem como base de cálculo o volume armazenado em cada recipiente ou na soma deles.
 
Já com relação às Taxas pelo exercício do Poder de Polícia, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública, o PL cria nova taxa atualização de dados de identificação ou validação de 2ª via de projeto de segurança contra incêndio e pânico de edificações, com o valor de 10% do total cobrado para o projeto já aprovado.
 
Ainda dentro da Secretaria de Segurança Pública, no âmbito do Corpo de Bombeiros, o PL pretende reduzir o número de isentos da Taxa de Incêndio. Hoje os consumidores com risco de incêndio de até 50 mil megajoules são isentos. O PL pretende reduzir para 20 mil megajoules. Também pretende aumentar a Taxa para aqueles imóveis que estão entre 1.200 e 2000 MJ/m², que multiplicavam pelo Fator de Graduação de Risco - FGR 1 e passarão a multiplicar pelo Fator de Risco 1,5, pagando mais pela Taxa de Incêndio.
 
No âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, o PL substitui o Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC - FUNEDIC, relativo à Taxa dos Distritos, pelo Fundo Estadual de Administração das Áreas Comerciais, Industriais ou de Serviços - FEACIS, sem, contudo, criar efetivamente o novo Fundo e adequa o texto da Lei à extinção da SUDIC e CIS, substituindo as referências às autarquias "geridos pelo Estado da Bahia”. 
 
Por fim, o PL Estabelece a cobrança, pela Secretaria da Fazenda, para fornecer arquivos "XML" e Cria a obrigação para os contribuintes de cadastro junto à respectiva secretaria, bem como multa de R$ 460,00 para quem deixar de realizar o cadastro.

 
 
Mais notícias
 
 
 
Secretário de Produtividade conversa com empresários na FIEB
Carlos Alexandre Da Costa participou da última reunião do ano da diretoria da FIEB, em Salvador. Na ocasião, ele falou sobre economia, situação da indústria e parcerias com o sistema S. 
 
 
 
 
 
Criminalização por débito de ICMS
FIEB considera equivocada decisão, por gerar insegurança jurídica e afrontar os princípios constitucionais.
 
 
 
 
 
Hari Hartmann é o novo presidente do Sindvest BA
A proposta de Hartmann é fazer uma sucessão de continuidade. Evento de posse contou com as presenças do presidente da FIEB, Ricardo Alban, do presidente executivo da Abit, Fernando Pimentel, e o vice-presidente da Fiesp, Rafael Cervone.
 
 
 
 
 
Sinduscon-BA apresenta nova diretoria
Diretoria do Sindicato da Indústria da Construção tomou posse em solenidade realizada na sede da entidade. O engenheiro e conselheiro do sindicato há 30 anos, Carlos Marden, assumiu a presidência.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.