INFORMATIVO

 
 

26 de dezembro de 2019

 

Aprovado PL que altera Lei de Informática

A Câmara dos Deputados aprovou, dia 16.12, o PL 4805 de 2019 que reforma as Leis de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D) tecnológica para os setores de Informática e de semicondutores, com o objetivo de adequá-las às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
 
O Plenário aprovou, com pequenas alterações, o substitutivo aprovado no Senado que prevê a geração de um crédito financeiro em favor das empresas que comprovem investimentos em P&D, multiplicado por índices que variam em função da região em que a indústria está instalada e que decrescem até o ano de 2029, quando os incentivos se encerram.
 
O modelo de incentivos aprovado substitui o modelo condenado pela OMC, vigente desde o ano de 1991, e troca a antiga isenção de IPI sobre produtos incentivados, pela geração de créditos sobre investimentos em P&D. Essas alterações irão evitar futuros questionamentos por parte de países membros da OMC e conferirão maior segurança jurídica à continuidade dos programas de pesquisas.
 
A CNI, junto às associações que representam o setor, atuaram para garantir a continuidade dessa importante política industrial, responsável por viabilizar em torno de R$ 1 bilhão por ano em investimentos em pesquisa e inovação, o que tem garantido a competitividade da indústria de informática nacional.
 
A matéria segue para a sanção presidencial.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Seis em cada dez industriais consideram ótimo ou bom o governo de Jair Bolsonaro, informa CNI
Pesquisa mostra que ações nas áreas de relações do trabalho e de juros são as mais bem avaliadas pelos empresários. População também apoia reformas e medidas econômicas e sociais.
 
 
 
 
 
PERSPECTIVA 2020: FIEB prevê retomada do desempenho industrial baiano
Com uma visão um pouco mais otimista para 2020, em relação a 2019, presidente da FIEB, Ricardo Alban, apresentou os números do setor e o cenário futuro durante almoço que reuniu a imprensa, em Salvador.
 
 
 
 
 
Reforma Sindical
Comissão aprova PEC que propõe a pluralidade sindical. De acordo com proposta, trabalhadores e empregadores poderão constituir organizações sindicais de sua escolha.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.