INFORMATIVO

 
 

26 de dezembro de 2019

 

Reforma Sindical

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJC) aprovou, dia 17/12, a PEC 196/2019, que tem como primeiro signatário o dep. Marcelo Ramos (PL/AM) e propõe a inauguração da pluralidade sindical no país.
 
De acordo com a proposta, os trabalhadores e empregadores, sem distinção de qualquer espécie, poderão constituir organizações sindicais de sua escolha. As respectivas entidades sindicais serão definidas por setor econômico ou ramo de atividade, sendo que a base territorial será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior a área de um município.
 
Durante o período de transição, ficarão preservadas a exclusividade e as prerrogativas das entidades sindicais pré-constituídas, no seu âmbito de representação, desde que a cobertura da negociação coletiva contemple no mínimo 10% dos trabalhadores em atividade na base de representação nos primeiros 2 anos e 50% no período de 10 anos.
 
O relator na comissão, dep. Fábio Trad (PSD/MS), apresentou parecer pela admissibilidade da proposta e complementação de voto, retirando dispositivos que tratam do custeio da negociação coletiva e da composição e atribuições do Conselho Nacional de Organização Sindical (CNOS).
 
No que se refere ao dispositivo retirado de custeio da negociação coletiva, seria obrigatória a participação das entidades sindicais na negociação de suas respectivas representações, sendo custeada por todos os seus beneficiários e descontada em folha de pagamento.
 
A PEC posteriormente será avaliada em Comissão Especial, que analisará o mérito da proposta.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Seis em cada dez industriais consideram ótimo ou bom o governo de Jair Bolsonaro, informa CNI
Pesquisa mostra que ações nas áreas de relações do trabalho e de juros são as mais bem avaliadas pelos empresários. População também apoia reformas e medidas econômicas e sociais.
 
 
 
 
 
Aprovado PL que altera Lei de Informática
O modelo de incentivos aprovado troca a antiga isenção de IPI sobre produtos incentivados, pela geração de créditos sobre investimentos em P&D.
 
 
 
 
 
PERSPECTIVA 2020: FIEB prevê retomada do desempenho industrial baiano
Com uma visão um pouco mais otimista para 2020, em relação a 2019, presidente da FIEB, Ricardo Alban, apresentou os números do setor e o cenário futuro durante almoço que reuniu a imprensa, em Salvador.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.