INFORMATIVO

 
 

20 de fevereiro de 2020

 

MP do Agro

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (18/02), a MPV nº 897/19 que desburocratiza e amplia os instrumentos de crédito para o agronegócio.
 
Dentre os mecanismos criados pela medida destacam-se: i) a criação do Fundo de Aval Fraterno, que permite o compartilhamento do risco de crédito e facilita a garantia solidária em operações de renegociação de dívidas; ii) estende para o setor rural o Patrimônio de Afetação e cria a Cédula Imobiliária Rural, que permite ao produtor desmembrar o seu imóvel para oferecer como garantia nos financiamentos agropecuário; e iii) permite a emissão de Cédula de Produto Rural (CPR) com correção pela variação cambial.
 
O Plenário suprimiu emenda, defendida pela CNI, que preservava os bens associados às CPRs dos efeitos da recuperação judicial de produtos rurais. A supressão da emenda irá aumentar os riscos associados à CPR, a redução da oferta de crédito e o consequente aumento das taxas de juros.
 
A CNI também apoiou emenda que desobriga os Conselhos Deliberativos dos Fundos Constitucionais aprovarem individualmente cada operação de repasse a instituição financeira, o que iria burocratizar e dificultar o repasse de recursos financeiros aos fundos constitucionais.
 
A matéria que perde eficácia em 10/03/2020, segue para apreciação no Senado Federal.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Suspensão de registros sindicais
Ministério da Economia: prorrogado prazo de suspensão de concessão de novos registros sindicais
 
 
 
 
 
Produção da indústria baiana fecha últimos 12 meses em queda
De acordo com o gerente de Estudos Técnicos da FIEB, Ricardo Kawabe, o ano negativo para a indústria baiana tem relação direta com alguns percalços importantes. Leia a nota ténica priduzida pela gerência. 
 
 
 
 
 
Secretária estadual de Política para as Mulheres propõe ações em prol de equidade nas empresas
A reunião do Conselho de Sustentabilidade da FIEB recebeu como convidada a secretária estadual de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, que fez uma apresentação sobre os Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados pela ONU Mulheres e o Pacto Global.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.