INFORMATIVO

 
 

12 de março de 2020

 

Marco legal do setor elétrico

A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal concluiu nesta terça-feira (10.03) a votação do substitutivo ao PLS 232/2016, do senador Marcos Rogério (DEM-RO).
 
Conforme noticiado na última semana o projeto foi aprovado pela Comissão no dia 03 de março, mas como é terminativo precisaria passar por um turno suplementar. Sem emendas apresentadas ao texto o projeto foi dado como definitivamente aprovado.
 
A proposta estabelece prazo de 42 meses para a eliminação total das barreiras de acesso ao mercado livre, incluindo pequenos consumidores atendidos em baixa tensão.
 
Reduz de 18 para 12 meses o prazo para substituição dos descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão (Tust) e de distribuição (Tusd), concedidos às fontes alternativas de energia, pela valoração dos benefícios ambientais dessas fontes.
 
Separa a contratação entre lastro (segurança e confiabilidade) e energia (o produto consumido), de forma que todos os consumidores passem a pagar pela expansão e pela confiabilidade do sistema; a medida permitirá a valoração dos atributos das fontes de forma mais justa, permitindo a inserção crescente das fontes alternativas de forma sustentável e equitativa.
 
Define, ainda, o compartilhamento dos custos com a migração para o mercado livre com todos os consumidores.
 
O texto segue para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para a análise do Plenário do Senado.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
FIEB se manifesta favoravelmente à reforma da Previdência Municipal
Para a Indústria, dado o elevado déficit previdenciário da capital baiana, impactando as contas públicas municipais, e a exigência legal de se adequar ao novo modelo de previdência estabelecido em âmbito federal, a reforma da Previdência Municipal é uma necessidade premente.
 
 
 
 
 
Uma reforma essencial para o crescimento
Em artigo publicado no jornal O Povo, o presidente da CNI reforça a necessidade da modernização tributária para acelerar o desenvolvimento do país.
 
 
 
 
 
Créditos Inadimplidos
Decreto regulamenta lei que autoriza a cessão de créditos tributários e não tributários pelo Poder Executivo e aprova Regulamento do Fundo Especial de Créditos Inadimplidos do Estado da Bahia – FECRIBA.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.