INFORMATIVO

 
 

1 de julho de 2015

 

Ministério do Trabalho e Emprego define novas regras para NR 12

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou no Diário Oficial da União, de 26 e junho, a Portaria nº 857/2015, com alterações no teor da NR 12, que trata de segurança e proteção dos trabalhadores no uso de máquinas e equipamentos. Essas foram as primeiras mudanças ocorridas na norma desde dezembro de 2010, data do texto até então em vigor. 
 
Para o setor industrial, os ajustes feitos não resolveram os grandes impactos e problemas que a regulação trouxe para o setor produtivo brasileiro. Algumas das principais mudanças trazidas pela portaria são a simplificação das regras para as micro e pequenas empresas, a substituição do conceito "falha segura" por "estado da técnica", e a flexibilização de sistemas de acionamento em extra baixa tensão.

“Esse é o primeiro resultado do nosso esforço por mudanças nessa questão, que, embora tímido ante os impactos da NR 12 no setor produtivo, não deixa de ser importante. Continuaremos na busca de aperfeiçoamentos que atendam às necessidades da indústria”, afirmou Robson Braga de Andrade, Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
 
Leia aqui o RT Informa, publicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com algumas das principais alterações que já estão em vigor.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Atividade industrial continua em queda
Publicação da CNI mostra a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação da indústria brasileira no curto prazo. Acesse aqui a Sondagem Industrial Maio 2015.
 
 
 
 
 
Definido cronograma do e-Social
Comitê Diretivo do eSocial Resolução define os novos prazos para entrada em vigor do novos sistema.
 
 
 
 
 
Elevadas alíquotas de PIS/Cofins
Lei 13.137/2015 aumenta as alíquotas de PIS/Cofins sobre produtos importados, incluindo bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. A medida faz parte do ajuste fiscal do governo.
 
 
 
 
 
Execução Trabalhista: Senado analisa regras
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou PLS 606/2011, que trata das novas regras para o processo de execução na Justiça do Trabalho. 
 
 
 
 
 
Câmara aprova PL sobre desoneração
Projeto de lei 863/2015 trata de inovações na desoneração da folha de pagamento de setores produtivos.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.