INFORMATIVO

 
 

1 de julho de 2015

 

Câmara aprova PL sobre desoneração

A Câmara dos Deputados aprovou o texto base do PL 863/2015, que trata de inovações na desoneração da folha de pagamento de setores produtivos. O projeto é parte do ajuste fiscal proposto pelo Poder Executivo.
 
Os principais pontos do relatório apresentado pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB/RJ) são: 
 
A alíquota maior, de 4,5%, é voltada principalmente para o setor de serviços, que inclui design houses, hotéis, construção civil, construção e obras de infraestrutura. Setores, como empresas de Call Center, TI e TIC, transporte rodoviário, metroviário e ferroviário de passageiros, que anteriormente estavam sob essa alíquota passaram a alíquota de 3%. 
 
Já a alíquota de 2,5% atinge empresas jornalísticas, do comércio varejista, transporte aéreo, transporte marítimo e transporte rodoviário e ferroviário de cargas, e carga e descarga de contêineres, além de vários segmentos da indústria, móveis, brinquedos, medicamentos, fabricação de aviões, material elétrico, equipamentos médicos e odontológicos, pneus e câmaras de ar, tintas e vernizes, borracha, vidros. 
 
Os setores como carne suína, carne de aves, peixes, miúdos, embutidos, pães, serviços auxiliares ao transporte aéreo de carga e serviços auxiliares 
 
ao transporte aéreo de passageiros regular, que no texto inicial estavam onerados com a alíquota de 2,5%, mantiveram a alíquota atual de 1%. 
 
Outros setores como, segmentos têxteis, calçadistas e de veículos automóveis para transportes de 10 pessoas ou mais, que anteriormente eram onerados com alíquota de 2,5%, agora passarão a 1,5%. 
 
A matéria continuará a ser debatida nesta quinta-feira, quando deverão ser apreciados os destaques.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Ministério do Trabalho e Emprego define novas regras para NR 12
Portaria Nº 857 altera e incorpora novos itens na Norma que trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. 
 
 
 
 
 
Atividade industrial continua em queda
Publicação da CNI mostra a persistência da baixa atividade industrial e o pessimismo sobre a melhora da situação da indústria brasileira no curto prazo. Acesse aqui a Sondagem Industrial Maio 2015.
 
 
 
 
 
Definido cronograma do e-Social
Comitê Diretivo do eSocial Resolução define os novos prazos para entrada em vigor do novos sistema.
 
 
 
 
 
Elevadas alíquotas de PIS/Cofins
Lei 13.137/2015 aumenta as alíquotas de PIS/Cofins sobre produtos importados, incluindo bebidas, produtos farmacêuticos e cosméticos. A medida faz parte do ajuste fiscal do governo.
 
 
 
 
 
Execução Trabalhista: Senado analisa regras
A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou PLS 606/2011, que trata das novas regras para o processo de execução na Justiça do Trabalho. 
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.