INFORMATIVO

 
 

16 de abril de 2020

 

Câmara aprova Contrato Verde e Amarelo

O Plenário da Câmara aprovou, ontem (15.04),  a Medida Provisória 905, que estabelece o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo e faz alterações na Legislação Trabalhista. O texto aprovado foi a emenda aglutinativa apresentada pelo relator, dep. Christino Áureo (PP/RJ), fruto de acordo após forte obstrução da oposição.
 
Em relação aos dispositivos que alteram a CLT, o texto aprovado retira, entre outras, a possibilidade de trabalho aos domingos e feriados e retira a criação de conselho recursal paritário para análise de recursos administrativos em matéria trabalhista. Em relação ao contrato verde e amarelo, o texto aprovado eleva de 2% para 8% o recolhimento do FGTS.
 
Foi aprovado destaque, de autoria do PSL, retornando com a possibilidade de percepção dos valores de férias, 13º e indenização do FGTS juntamente com a remuneração do contrato verde e amarelo. Além disso, retoma o valor da multa do FGTS em 20%.
 
Permaneceram no texto avanços defendidos pela CNI como a dupla visita orientadora e o armazenamento eletrônico de documentos relativos a deveres e obrigações trabalhistas.
 
Foram mantidas, ainda, disposições sobre atualização monetária de débitos trabalhistas e depósitos recursais. Além disso, também permanece dispositivo que considera acidente de trabalho o acidente de trajeto nos casos em que o acidente ocorra em veículo do empregador, desde que comprovado seu dolo ou culpa.
 
Outro ponto mantido no texto é a disposição que estabelece que os instrumentos coletivos prevalecem sobre a lei, súmulas e enunciados de jurisprudência, salvo naquilo que contrariar a Constituição.
 
O texto segue para análise do Plenário do Senado. A MP perde a eficácia em 20/04.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
SESI e Sinduscon realizam blitz contra a Covid-19 nos canteiros de obra
Parceria promove visitas aos canteiros para realizar ações preventivas de saúde e também para orientar sobre o cumprimento de Ofício do Ministério da Economia, que trouxe orientações para as empresas de construção diante da pandemia do coronavírus. 
 
 
 
 
 
CNI lança Calculadora da MP 936
Ferramenta calcula, de forma fácil e ágil, valores que serão pagos pela empresa e pelo Governo para os empregados em caso de redução da jornada e do salário ou suspensão do contrato de trabalho.
 
 
 
 
 
Regulamentada lei sobre uso de máscaras
Pela nova lei os empregadores devem fornecer e fiscalizar o uso de máscaras de proteção por seus funcionários. Além das máscaras, os estabelecimentos precisarão oferecer locais para higienização das mãos com água corrente ou disponibilizar pontos com álcool gel 70%.
 
 
 
 
 
FIEB elabora documento que reúne Linhas de Crédito Emergenciais
Condições de taxas de juros, prazos para pagamentos, garantias necessárias. Estas e outras informações anunciadas pelo governo federal para diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 às MPEs estão no documento. Acesse.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.