INFORMATIVO

 
 

16 de abril de 2020

 

Regulamentada lei sobre uso de máscaras

O Governo da Bahia publicou nesta quarta-feira (15.04), no Diário Oficial do Estado (DOE), a regulamentação da lei 14.258, que determina a obrigatoriedade das máscaras de proteção e definiu o valor de multa para quem descumprir, estabelecida em R$ 1 mil por cada funcionário, servidor ou colaborador. Além das máscaras, os estabelecimentos precisarão oferecer locais para higienização das mãos com água corrente ou disponibilizar pontos com álcool gel 70%.

A cada reincidência a multa será duplicada. Os recursos oriundos da multa serão destinados às ações de combate do novo coronavírus, causador da COVID-19. A fiscalização do cumprimento da lei, bem como a aplicação de sanções, serão realizadas pelas secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e  do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA). 

Pela nova lei os empregadores devem fornecer e fiscalizar o uso por seus funcionários, em estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, no transporte rodoviário, metroviário e de passageiros em geral, tanto público quanto privado.

 
 
Mais notícias
 
 
 
SESI e Sinduscon realizam blitz contra a Covid-19 nos canteiros de obra
Parceria promove visitas aos canteiros para realizar ações preventivas de saúde e também para orientar sobre o cumprimento de Ofício do Ministério da Economia, que trouxe orientações para as empresas de construção diante da pandemia do coronavírus. 
 
 
 
 
 
Câmara aprova Contrato Verde e Amarelo
Em relação aos dispositivos da MP que alteram a CLT, texto retira, entre outras, a possibilidade de trabalho aos domingos e feriados. Em relação ao contrato verde e amarelo, eleva de 2% para 8% o recolhimento do FGTS.
 
 
 
 
 
CNI lança Calculadora da MP 936
Ferramenta calcula, de forma fácil e ágil, valores que serão pagos pela empresa e pelo Governo para os empregados em caso de redução da jornada e do salário ou suspensão do contrato de trabalho.
 
 
 
 
 
FIEB elabora documento que reúne Linhas de Crédito Emergenciais
Condições de taxas de juros, prazos para pagamentos, garantias necessárias. Estas e outras informações anunciadas pelo governo federal para diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia de Covid-19 às MPEs estão no documento. Acesse.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.