INFORMATIVO

 
 

8 de maio de 2020

 

PEC 10 é aprovada no Congresso

A PEC 10/2020, que implanta um regime extraordinário, necessário para que o País atravesse o período de calamidade pública, foi aprovada na Câmara dos Deputados em segundo turno e poderá ser promulgada na próxima sessão do Congresso Nacional, hoje (07.05).

A PEC permite ao Poder Executivo Federal, com o propósito exclusivo de enfrentamento do contexto da calamidade e seus efeitos sociais e econômicos, durante seu período de duração, adotar processos simplificados de contratação de pessoal em caráter temporário e de obras, serviços e compras, sem prejuízo da tutela dos órgãos de controle. Determina ainda que, nessas mesmas condições, proposições legislativas e atos do Poder Executivo ficam dispensados de observar as limitações legais, desde que não impliquem despesa permanente.

A PEC é particularmente importante para o setor industrial, pois dispensa a regularidade com a Seguridade Social, durante o período de calamidade, para fins de contratação ou recebimento de benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Dessa forma, empresas que estejam com dificuldades financeiras terão acesso facilitado às linhas de financiamento com recursos públicos, ampliando as chances de sucesso da política emergencial do governo federal.

Outro aspecto importante é a autorização ao Banco Central para operar com títulos privados, dando preferência a títulos de micro, pequenas e médias empresas. Essas operações devem ser feitas no mercado secundário e os títulos devem ter classificação de risco BB- ou superior. A política monetária passa a contar, portanto, com mais um instrumento para irrigar a economia brasileira e levar recursos financeiros para o setor privado.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
Encontro online discute como enfrentar desafios causados pela Covid-19
Iniciativa do IEL-BA tem como objetivo promover a troca de experiências entre empresários e vai apresentar cases de empresas que estão inovando para atender as novas demandas do mercado.
 
 
 
 
 
Retração da Indústria da Construção em março foi a mais rápida e abrupta da série histórica, aponta CNI
Sondagem aponta a aumento brusco na ociosidade, piora na situação financeira das empresas e queda recorde na confiança. Mas queda do emprego foi menor do que retração da atividade.
 
 
 
 
 
CNI divulga novas propostas da Indústrias
Nesse novo conjunto de propostas, apresentadas pela CNI para atenuar os efeitos da crise, destacam-se as voltadas para prover financiamento às empresas.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.