INFORMATIVO

 
 

28 de maio de 2020

 

Transação tributária para optantes Simples

O PLP 9/2020, de autoria do Dep. Marco Bertaiolli (PSD/SP), estende às MPEs optantes do Simples Nacional a possibilidade de realização de transação tributária. A MP 899, que instituiu a transação tributária, não pôde incluir essas empresas, pois a matéria necessitaria de lei complementar, e não lei ordinária.

Com o objetivo de promover a regularização de dívidas em processo administrativo ou judicial em fase de contencioso administrativo, judicial ou inscritos em dívida ativa junto à União para as empresas que não tiveram condições financeiras de honrar suas obrigações tributárias, a transação constitui-se numa alternativa de negociação boa para ambas as partes.

Para as empresas, a regularização fiscal é especialmente importante por possibilitar maior acesso ao crédito, visto que a regularização costuma ser exigida por instituições financeiras.

O pojeto aprovado também incluiu dispositivo para permitir que empresas criadas em 2020 possam optar pelo Simples Nacional no prazo de até 180 dias a contar da data de abertura constante do CNPJ.

O projeto segue para apreciação do Senado Federal.

Fonte: Novidades Legislativas CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
CNI e Federações iniciam agenda de Intercâmbios de Lideranças Setoriais 2020
Este ano, em formato virtual, os encontros mantêm a proposta de discutir setorialmente temas relevantes para a indústria e estimular ações conjuntas.
 
 
 
 
 
PL obriga uso de câmaras de desinfecção
Equipamentos deverão ser utilizados por estabelecimentos, inclusive indústrias, e por todos aqueles que utilizem suas dependências, durante o período de enfrentamento ao coronavírus.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.