INFORMATIVO

 
 

16 de julho de 2015

 

Expo Indústria fortalece cenário baiano

Promover a competitividade econômica no setor produtivo baiano e aumentar a visibilidade da indústria em todo o estado. Este é o objetivo da Expo Indústria Bahia, evento que terá sua primeira edição realizada nos dias 23, 24 e 25 de outubro, em Feira de Santana, e vem potencializar vendas, processos de fidelização de clientes e abertura de mercados.
 
“Este será o maior evento da indústria baiana, no qual teremos a oportunidade de conhecer melhor cada empresa e articular políticas de apoio ao desenvolvimento industrial”, garantiu o vice-presidente da FIEB, Edison Virginio Nogueira. Líder do Programa de Interiorização do Sistema FIEB, o vice-presidente vem articulando ações para potencializar investimentos e promover a competitividade industrial no estado, e a Expo Indústria é uma destas iniciativas.
 
Com foco na melhoria produtiva multissetorial, o evento será estruturado sobre temas transversais, como sustentabilidade; tecnologia e inovação; nutrição; saúde; segurança; economia criativa; e produto de origem. Outra característica da Expoindústria é o seu caráter itinerante. A proposta é realizá-lo anualmente, sempre mudando de cidade, abrangendo todas as regiões do estado. 
 
Para o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, município que irá sediar a primeira edição do evento, trata-se de uma grande oportunidade. “É um momento único para os empresários da Bahia e do Brasil. Para nós é, além de tudo, um reconhecimento, pois poderemos mostrar o potencial do parque industrial de Feira, que já conta com uma boa área e um considerável número de empresas grandes. Nossa estrutura é muito elogiada, por isso recebemos tantos investidores”, celebrou.
 
O secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Antônio Carlos Borges Junior, torce para que o evento se multiplique e os negócios no município também. “Feira de Santana tem um raio de atuação muito forte na área industrial. A Expoindústria vai servir para agregar mais informação e prospectar novos investimentos. Que esse modelo de evento se multiplique, servindo de estímulo para os empresários, novos empreendedores, fornecedores e clientes”, confessou.

Interiorização

A indústria baiana segue concentrada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), cuja participação no PIB industrial do estado alcança 46%. Em contraste, outras regiões têm pouca representatividade. O oeste do estado, por exemplo, que abrange 23 municípios e ocupa 20% do território baiano, representa pouco mais de 4% do mesmo indicador.
 
Este desenvolvimento assimétrico entre a RMS e o interior é um dos principais desafios para o crescimento econômico da Bahia. Neste contexto, o Sistema FIEB vê na interiorização o caminho para o desenvolvimento do estado. A transformação industrial agrega valor e multiplica os negócios gerados em sua base territorial. Para uma cidade do interior, esse efeito multiplicador é ainda maior em comparação ao mesmo investimento em regiões já amplamente industrializadas.
 
Fonte: Revista Bahia Indústria

 
 
Mais notícias
 
 
 
Senado amplia prazo para eliminar lixões
Projeto prorroga, de forma escalonada, o prazo para os municípios eliminarem os lixões e promoverem a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
 
 
 
 
 
Manual do eSocial ganha nova versão
Publicação orienta o empregador para a forma de cumprimento de suas obrigações, que está sendo instituída por meio do novo sistema.
 
 
 
 
 
Intervalo intrajornada
PL permite que intervalo intrajornada seja fracionado mesmo quando prorrogada a jornada.
 
 
 
 
 
Lei Brasileira da Inclusão
Estatuto da Pessoa com Deficiência é sancionado com veto da cota para empresas com 50 até 99 empregados – Lei 13146/2015
 
 
 
 
 
NRs são tema de cursos na região Sul
Empresários de Ilhéus e Itabuna participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.