INFORMATIVO

 
 

25 de junho de 2020

 

Contribuições Sistema S: Aprovada redução

O Plenário do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o substitutivo (PLV) da Câmara à MPV 932/2020, que reduz, em caráter excepcional, por dois meses, as alíquotas das contribuições devidas ao Sistema S.
 
Em destaque no texto, os seguintes pontos:
  • Reduz as alíquotas do Sistema S por 2 meses: 50% no mês de abril e 50% no mês de maio. A MPV previa a redução até junho.
  • Mantém a Taxa de retribuição da Receita em percentual de fixada em 3,5%. A MP estabelecia o percentual em 7%.
Conforme já previsto na MPV, mantém as alíquotas destinadas ao Sebrae mas pelo menos 50% da contribuição devida deve ser destinada ao Fundo de Aval à Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que tem por objetivo prover garantias complementares em operações de crédito junto à instituições financeiras conveniadas.
 
Os senadores impugnaram os arts. 3º e 4º do PLV que transferiram para SEST/SENAT as contribuições das empresas do setor portuário, destinadas hoje ao Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo.
 
A matéria segue para sanção presidencial.
 
Fonte: Novidades Legislativas CNI
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Senado aprova Novo Marco do Saneamento
O setor industrial apoia a proposta. A regulação adequada dos serviços de saneamento é urgente, já que as medidas de prevenção recomendadas pela OMS são quase impossíveis de serem adotadas por boa parte da população do Brasil.
 
 
 
 
 
Cursos Técnicos: SENAI abre inscrições com mais de 500 bolsas de estudo para todo o estado
São oferecidas 4.015 vagas, nas modalidades presencial e semipresencial. Para os cursos presenciais, são destinadas 520 vagas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo.
 
 
 
 
 
Indústria da Construção teve nova queda em maio, mas menos intensa e mais restrita, diz CNI
Sondagem mostra que a construção recuperou parte da utilização da capacidade operacional perdida em março e em abril. No entanto, os impactos da crise do coronavírus ainda são graves no setor.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.