INFORMATIVO

 
 

25 de junho de 2020

 

Senado aprova Novo Marco do Saneamento

O Plenário Virtual do Senado Federal aprovou ontem (25.06) o PL 4.162/2019, que estabelece o Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O relatório do Senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) aprovou na íntegra o texto da Câmara dos Deputados.
 
A CNI apoia a proposta que faz parte da Pauta Mínima da Indústria 2020.
 
A regulação adequada dos serviços de saneamento é urgente uma vez que a crise causada pela pandemia do coronavírus demonstrou que medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como lavar as mãos com água e sabão, são quase impossíveis de serem adotadas por boa parte da população do Brasil.
 
Dados do Sistema Nacional de Informação sobre o Saneamento (SNIS) mostram que 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e cerca de 100 milhões não têm serviço de coleta de esgoto.
 
Estima-se que serão necessários investimentos na ordem de 21 bilhões de reais ao ano para que seja atendida a universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil até 2033.
 
Assim, o Novo Marco Legal do Saneamento trará os instrumentos necessários à reversão deste quadro:
 
a) Estabelecimento da concorrência no setor: prevê a extinção dos contratos de programa, após o término de sua vigência (com uma possibilidade de prorrogação), e prevê licitação para serviços de saneamento. O texto também estabelece que os contratos conterão indicadores de qualidade e de expansão dos serviços.
b) Comprovação da capacidade econômico-financeira dos operadores e de metas de atendimento: os contratos terão que comprovar a viabilidade da capacidade econômico financeira da contratada, por recursos próprios ou por contratação de dívida, com vistas a viabilizar a universalização dos serviços dentro do prazo estabelecido no Plano Nacional de Saneamento Básico.
c) Incentivo à prestação regionalizada dos serviços: prevê o estabelecimento de blocos de referência para a prestação regionalizada dos serviços, o que viabilizará os ganhos de escala e a inclusão de áreas menos rentáveis aos blocos de concessão.
d) Aumento da qualidade regulatória: trará maior estabilidade de regras, viabilizando um ambiente de negócios mais atrativo a investidores e uma prestação de serviços mais segura para a população.
 
A aprovação do Novo Marco é um passo fundamental para a melhoria nos investimentos no setor de saneamento e foi fruto de dois anos de diálogo entre o Parlamento, governo e entidades do setor, com participação da CNI.
 
O projeto, que moderniza o setor mais atrasado da infraestrutura brasileira, poderá mudar a realidade de 100 milhões de brasileiros afetados pela falta de esgoto, água tratada e trazer emprego e renda para a população.
 
A matéria segue à sanção presidencial.
 

 
 
Mais notícias
 
 
 
Contribuições Sistema S: Aprovada redução
Proposta reduz as alíquotas do Sistema S por dois meses: 50% no mês de abril e 50% no mês de maio. A Medida Provisória 932/2020 previa a redução até junho. A matéria segue para sanção presidencial.
 
 
 
 
 
Cursos Técnicos: SENAI abre inscrições com mais de 500 bolsas de estudo para todo o estado
São oferecidas 4.015 vagas, nas modalidades presencial e semipresencial. Para os cursos presenciais, são destinadas 520 vagas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo.
 
 
 
 
 
Indústria da Construção teve nova queda em maio, mas menos intensa e mais restrita, diz CNI
Sondagem mostra que a construção recuperou parte da utilização da capacidade operacional perdida em março e em abril. No entanto, os impactos da crise do coronavírus ainda são graves no setor.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.