INFORMATIVO

 
 

18 de junho de 2020

 

PL prevê acordos individuais durante crise

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei de Conversão nº 18/2020, oriundo da MP 927, que prevê medidas a serem adotadas pelos empregadores para preservação do emprego e da renda durante o estado de calamidade pública resultante do coronavírus.
 
O texto aprovado prevê que, durante o estado de calamidade, empregadores e empregados poderão celebrar acordos individuais, tendo preponderância sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício. O acordo poderá prever, entre outras, as seguintes medidas:
  • Flexibilização de algumas exigências para realização do teletrabalho;
  • Permissão de antecipação das férias individuais, mediante informação ao empregado com 48h de antecedência;
  • Permissão de férias coletivas, com notificação prévia de 48h aos empregados, dispensada a comunicação ao órgão local do ME e ao sindicato;
  • Aproveitamento e a antecipação de feriados;
  • Ampliação do banco de horas para compensação das horas até 18 meses contados da data de encerramento da calamidade;
  • Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho como, por exemplo, a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais; 
  • Adiamento do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020;
  • Os acordos e as convenções coletivas que se vencerem no prazo de 180 dias contatos a partir de 22/03/2020 poderão ser prorrogados, a critério do empregador, pelo prazo de 90 dias a partir de seu vencimento;
  • Convalidação das medidas trabalhistas adotadas por empregadores no período dos 30 dias anteriores à data de entrada em vigor da MP 927/2020, desde que não contrarie suas disposições.
 
Durante a votação, foi incluída previsão de que, quando houver paralisação das atividades da empresa por determinação do Poder Público, fica suspenso, pelo período do estado de calamidade pública, o cumprimento dos acordos trabalhistas em andamento, bem como o protesto de títulos executivos celebrados na rescisão do contrato de trabalho ou nos acordos judiciais, ou protesto de títulos executivos que disponham sobre planos de demissão voluntária.
 
A matéria seguirá para análise do Senado Federal.
 
Fonte: Novidades Legislativa CNI

 
 
Mais notícias
 
 
 
SESI amplia oferta de testes de Covid-19 para indústrias baianas
No total, 50 mil testes serão realizados, em parceria com laboratório de análises clínicas, em trabalhadores de indústrias na Bahia.
 
 
 
 
 
Redução das contribuições ao Sistema S
PLV aprovado pela Câmara dos Deputados reduz em 50% as alíquotas do Sistema S nos meses de abril e maio. A MPV previa a redução até junho.
 
 
 
 
 
Aprovação da MP 936 assegura medidas relevantes para a preservação de empregos, avalia CNI.
Principal avanço promovido pelo Congresso Nacional é a possibilidade de prorrogação dos acordos de redução de jornada e salário e de suspensão de contratos, medidas já adotadas por 47% das empresas industriais.
 
 
 
 

Gerência de Relações Sindicais e Gerência de Relações Governamentais
Sistema FIEB

Rua Edistio Pondé, 342 - Stiep, Salvador - Bahia.
Cep: 41770-395 | Tel: (71) 3343-1249 | acaosindical@fieb.org.br

Para deixar de receber este informativo, clique aqui.